Snapdragon 845: novo processador equipará celulares e também computadores

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Processador Snapdragon 845, da Qualcomm

    Processador Snapdragon 845, da Qualcomm

O candidato a novo processador para celulares mais rápido do mundo é o Snapdragon 845, novo chip potente da Qualcomm anunciado pela empresa nesta terça-feira (5) no Havaí, em seu evento Snapdragon Tech Summit.

Assim como seus antecessores da série 800 - como o Snapdragon 820, 821 e o mais recente 835 - o Snapdragon 845 deverá equipar smartphones e tablets top de linha a serem lançados em 2018.

No entanto, com o anúncio de dois notebooks rodando Windows com Snapdragon, são grandes as chances de o 845 passar também a equipar computadores ao longo do ano que vem. Já vem de algum tempo o desejo da Qualcomm de ver seus processadores em equipamentos maiores e rivalizando com os chips da Intel e AMD, maiores fabricantes de CPUs para computador.

VEJA TAMBÉM:

Os detalhes sobre o processador devem ser informados pela Qualcomm em breve, mas espera-se pelo menos que ele siga o processo de fabricação de 10 nanômetros, assim como foi o Snapdragon 835.

Processadores são formados em seu interior por transistores minúsculos, medidos em nanômetros. O tamanho de dez nanômetros é equivalente a 0,000001 cm. Quanto menor o transistor, mais transistores podem ser embutidos no chip, aumentando o seu poder de processamento.

Espera-se também um aumento de velocidade. Para se ter uma ideia, a CPU do antecessor, o Snapdragon 835, roda a até 2,45 GHz. Ele é octa-core com a GPU (chip para gráficos) Adreno 540.

O rival direto da série Snapdragon 800 vem da Apple: o A11 Bionic, que equipa os atuais iPhones 8 e X, é considerado por muitos o mais potente da atualidade, pois vence o Snpadragon 835 em testes de desempenho (benchmarks). Outro bastante poderoso é o Exynos 8895, da Samsung. Será que o 845 os superam?

O 845 deve contar com o seu mais recente modem X20 LTE, que fornece conectividade gigabit em redes suportadas. O 835 do ano passado, que contava com o  X20 LTE,foi a estreia da Qualcomm em suporte a redes 5G, que ainda funcionam em caráter experimental, mas será a geração seguinte da conectividade móvel, atualmente no 4G.

PCs com Snapdragon 835, celulares com 845

Cristiano Amon, vice-presidente da Qualcomm, anunciou que o primeiro dispositivo móvel com uma plataforma Snapdragon capaz de operar com o Windows 10 será o notebook ASUS NovaGo, que deve estar disponível comercialmente no começo do ano que vem. Além disso, o computador móvel ENVY x2, da HP, dará início a uma nova classe de PCs que contará com a plataforma Snapdragon e Windows. Mas por ora, os dois modelos virão com o "antigo" Snapdragon 835.

O celular Mi 7, da chinesa Xiaomi, será um dos primeiros smartphones no mundo a contar com o Snapdragon 845. Ainda não se sabe quando o Xiaomi Mi 7 será oficializado, mas espera-se que seja nos primeiros meses de 2018.

A supor pelos anos recentes, Samsung, Sony, LG e Motorola também devem equipar seus celulares top de linha com o Snapdragon 845, embora em alguns mercados eles troquem o chip por similares - a Samsung por exemplo inclui seus chips Exynos nas versões internacionais da linha Galaxy S.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos