Topo

Perdeu, FaceID: empresa cria tela com sensor de digital sob tela do celular

Sensor de biometria da Synaptics oferece o mesmo tipo de autenticação dos celulares com a vantagem de ficar sob a tela - Divulgação
Sensor de biometria da Synaptics oferece o mesmo tipo de autenticação dos celulares com a vantagem de ficar sob a tela Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL

12/12/2017 10h10

Os smartphones estão com cada vez menos botões, e se depender de um anúncio recente da Synaptics, empresa desenvolvedora de interfaces humanas, os aparelhos vão ter menos ainda. Isso tudo porque a companhia conseguiu colocar um sensor de impressão digital sob uma tela — na maioria dos celulares da atualidade, existe uma superfície para colocar o dedo e bloquear/desbloquear o aparelho.

O sensor de biometria da Synaptics, chamado de Clear ID FS9500, oferece o mesmo tipo de autenticação dos aparelhos, com a vantagem de ficar sob a tela. Este é um feito importante, pois, com tal recurso, as fabricantes poderão produzir celulares com displays maiores e menos molduras.

VEJA TAMBÉM:

Neste ano, as fabricantes de aparelhos topo de linha tentaram se livrar do uso da impressão digital para desbloquear — em parte, pelo espaço ocupado por ele na parte frontal do dispositivo. A Samsung apresentou o reconhecimento de íris, enquanto a Apple estreou o Face ID, que permite acesso ao iPhone X ao analisar o rosto do usuário.

Testes com a tecnologia apresentada pela Synaptics já foram vistos durante o ano, porém o processo de autenticação era muito lento. No entanto, o que diferencia esse anúncio dos outros é que a companhia afirmou que uma das cinco maiores fabricantes de smartphones do mundo solicitou a produção em massa de telas com biometria sob a tela.

Em anúncio a imprensa, a Synpatics querendo tirar um barato da Apple (ou não) foi categórica ao falar da superioridade da tecnologia comparada com a de outros aparelhos. “A rapidez para o desbloqueio com o Clear ID é duas vezes mais rápido que o de reconhecimento facial e requer apenas um toque para acessar seu smartphone.”

A empresa decidiu manter segredo sobre qual fabricante traria o primeiro modelo de sensor de digital embaixo da tela. Porém, ao analisar os recentes rumores, pode ser que o próximo Galaxy S9 já conte com a tecnologia. Além dos aparelhos com telões, talvez este tipo de autenticação seja uma das tendências para os dispositivos que serão lançados durante 2018.

Conheça 5 ideias que pareciam ficção científica e viraram realidade

BBC Brasil