Dicas de Tecnologia

Saiba como gerenciar os anúncios do feed do Facebook

Colaboração para o UOL, em São Paulo

  • iStock

Preste atenção na seguinte cena: você busca um modelo de celular no Google e, ao acessar o seu Facebook, ele fica aparecendo em sua timeline (diversas vezes). Ou então, pesquisa por um novo modelo de TV e o mesmo acontece. 

Situações assim são muito familiares, não? Tem vezes que até aquelas propagandas estranhas de produtos e serviços aleatórios que você nunca viu na vida acabam tomando conta de uma parte do seu perfil.

Há quem goste dessa praticidade, mas há também quem odeio. Para aqueles que não curtem, é bom saber que a rede social permite gerenciar o tipo de propaganda que aparece no feed.

O interessante é que existem várias formas de personalizar o recurso. Cada opção tem efeitos diferentes e por isso preparamos o tutorial a seguir. Faça testes e encontre a solução mais legal para você

Seus interesses

1. No feed, toque em "Configurações" (os três tracinhos no canto superior direito).

2. Deslize a tela até encontrar a opção "Configurações da conta".

3. Deslize a tela novamente e toque em "Anúncios".

Reprodução

4. Nessa tela você poderá controlar tudo o que é relacionado aos anúncios. Para definir seus interesses toque em "Ver todos os seus interesses".

5. Para ver seus interesses por categoria, toque em "

6. Para encontrar outros tipos, toque em "+Descobrir" localizado no canto superior direito.

Reprodução

Interação com anunciantes

1. Para ver com quais anunciantes você já interagiu toque em "Anunciantes com os quais você interagiu" na página "Preferências de anúncios".

2. Nessa tela você pode ver os anunciantes nos quais você já clicou, quais anunciantes têm suas informações de contatos, site ou apps que você já usou, aqueles que você já visitou e quais você ocultou.

3. Se quiser denunciar ou ocultar algum anúncio, toque nos três pontinhos do lado do nome do anunciante e escolha a opção desejada.

Reprodução

Suas informações

1. Muitos anúncios aparecem por conta das informações de perfil que são fornecidas para os anunciantes. Para alterar essas informações, acesse "Suas informações" na página "Preferências de anúncios".

2. Caso não queria que alguma informação seja mostrada, basta desativar o interruptor – ficará cinza.

Reprodução

Configurações

1. Para acessar as configurações, toque em "Configurações de anúncio" na página "Preferências de anúncios".

2. As configurações aqui presentes ajudam ao Facebook mostrar os anúncios mais relevantes para você. Vale lembrar que a desativação de alguma delas não afetará no número de anúncios.

Tópicos

1. Toque em "Ocultar tópicos de anúncio" na página "Preferências de anúncios" para ocultar assuntos sobre os quais não deseja ver publicidade.

2. Escolha um tópico relacionado a anúncios que deseja esconder.

3. Ao tocar nele você poderá escolher por quanto tempo quer ocultar esse tópico. Basta ativar o interruptor – ficará azul.

Reprodução

Reprodução

Prontiinho!

Agora seu feed terá publicidade bem mais relevante, e você deixará de ver temas indesejados. Vale lembrar que a configuração de anúncios pode ser feita tanto pelo Facebook na Web quanto pelo app da rede social.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos