Apple admite deixar iPhone mais lento conforme bateria vai se deteriorando

Colaboração para o UOL, em São Paulo

  • Getty Images/iStockphoto

    Apple reduz desempenho dos iPhones mais antigos

    Apple reduz desempenho dos iPhones mais antigos

Após ligar um iPhone pela primeira vez, tudo funciona bem. Com o passar dos anos, a situação vai piorando: o telefone já não é mais tão rápido e a autonomia do dispositivo já não é mais a mesma. A Apple recentemente explicou o que acontece com aparelhos antigos, e a empresa confirmou que modelos mais velhos ficam mais lentos para evitar que sejam desligados automaticamente.

Em um comunicado enviado à imprensa norte-americana, a Apple explica que o objetivo da empresa é entregar a melhor experiência para os consumidores, o que inclui o desempenho e o prolongamento da vida útil dos dispositivos da marca. Na prática, isso significa reduzir a velocidade (por meio de atualização de software) em aparelhos antigos, que estejam com a bateria gasta.

VEJA TAMBÉM

"Baterias de íon-lítio se tornam menos capazes de fornecer as demandas de corrente pico em ambientes frios, quando estão pouco carregadas ou conforme vão envelhecendo, o que pode resultar em desligamentos inesperados do dispositivo para proteger os componentes eletrônicos", afirmou a companhia.

Na prática, quando o processador do iPhone é exigido e precisa de energia, a bateria danificada pode entregar corrente elétrica em "picos" que podem potencialmente danificar os componentes do telefone. Como consequência, os iPhones podem ser desligados automaticamente para proteger o processador de ser queimado ou estragado por receber a carga errada.

A empresa diz que lançou uma funcionalidade para iPhone 6, iPhone 6s e iPhone SE para reduzir picos instantâneos de energia apenas quando precisa prevenir que o dispositivo seja desligado de forma inesperada. Este mesmo recurso foi liberado recentemente para o iPhone 7 e a Apple diz que deve usá-lo em outros produtos.

Suspeitas antigas

Usuários do fórum online Reddit e dados fornecidos do Geekbench (app que analisa o desempenho de smartphones) já suspeitavam de que a Apple tornava alguns aparelhos antigos mais lentos.

John Poole, da Primate Labs (empresa que desenvolve o aplicativo Geekbench), compartilhou gráficos mostrando a evolução da pontuação de processadores de iPhones 6s e iPhone 7, com diferentes sistemas operacionais.

Em iPhones 6s, com a versão 10.2 do iOS, a maioria dos aparelhos avaliados pelo software tiveram pontuação de um só núcleo do processador de 2.500 pontos (quanto maior o número, melhor o desempenho). Já na versão 11.2 do iOS, houve um número considerável de aparelhos analisados com pontuação entre 1.500 pontos e 2.000 pontos. Portanto, aqui houve queda no desempenho do processador.

Aconteceu o mesmo com o iPhone 7, porém com uma diferença menor de pontuação — até pelo fato de o aparelho ter sido lançado no ano passado. Com o iOS 11.1.2, a maioria dos celulares apresentavam pontuação de processador single-core na casa dos 3.500 pontos. Já na versão 11.2, foi possível constatar picos de casos de iPhones 7 com "nota" pouco abaixo de 3.000 pontos.

No Reddit, um usuário identificado como TeckFire trocou a bateria do seu iPhone 6s, e o telefone ficou mais rápido, além de apresentar melhor resultado em softwares de análise de desempenho.

Diante disso, antes de trocar seu iPhone, talvez valha tentar substituir a bateria por uma nova, pois existe uma boa chance que ele apresente uma boa melhoria de desempenho.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos