Topo

Despertador envia mensagem para amigo, caso você não consiga acordar

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/12/2017 04h00

Os aplicativos de despertador para smartphone permitem configurar diversos alarmes e alguns contam até com toques ascendentes (que começam baixo e vão aumentando) para não assustar. O Despertador Shake-It, disponível para Android, aposta em enviar uma mensagem para um contato automaticamente quando o usuário não conseguir acordar, e interromper o alarme de formas inusitadas.

Para começar, o app tem diversas configurações para que o usuário consiga interromper o alarme. 

VEJA TAMBÉM

Enquanto soa o alarme, é exibida uma espécie de barra, que só é preenchida com gritos, diversos toques na tela ou sacudindo o aparelho (uma referência ao nome do app).

Chama a atenção o fato de o app só encerrar o alarme depois de o usuário completar as "tarefas" exigidas pelo sistema como forma de despertar —  por padrão ele se sobrepõe a todos os outros apps que estiverem rodando.

E tudo isso para prevenir aqueles movimentos involuntários para desativar o despertador e impedir que a gente volte a dormir.

Aplicativo envia SMS para amigo, caso você não acorde - Reprodução - Reprodução
Aplicativo envia SMS para amigo se você não acordar
Imagem: Reprodução

Outra coisa curiosa do despertador Shake-It é que possível escolher um contato que vai receber um SMS, caso o usuário não tenha conseguido desativar o despertador. Assim, esta pessoa pode ligar e tentar acordar o amigo ou amiga.

O lado negativo é que a versão gratuita do app conta com várias propagandas. Então, até no processo de “dar toques na tela” para desligar o alarme, aparecem propagandas que podem ser tocadas sem querer pelo usuário recém-desperto.

Mas, de modo geral, a ideia é bem interessante. Principalmente, se você é do time que vive dormindo "mais 5 minutinhos".