Aprenda a controlar as permissões dos aplicativos no Android

Colaboração para o UOL, em São Paulo

  • Acervo

Envio de notificações, acesso aos contatos, agenda, câmera, local, memória, microfone. Essas são algumas das permissões que os aplicativos de celular pedem para serem "liberadas" durante a instalação. Mas aquele seu joguinho favorito precisa mesmo ter acesso à sua câmera e ao seu áudio? 

Se você não curtiu a ideia, saiba que é possível controlar as informações às quais esses aplicativos terão acesso ou não em seu smartphone. 

VEJA TAMBÉM

Para isso, a versão do sistema operacional Android precisa ser a 6.0 ou superior. O melhor é que dá para configurar isso a qualquer momento, e não apenas na hora da instalação.

Para configurar as permissões dos apps basta seguir o passo a passo a seguir:

1. Acesse "Configurações" do dispositivo (o ícone de acesso pode variar dependendo da fabricante de seu celular, mas sempre há o item Configurações na lista de aplicativos)

Reprodução


2. Toque em "Aplicativos"

Reprodução


3. Escolha o aplicativo do qual deseja configurar as permissões

Reprodução

4. Deslize a tela até encontrar a opção "Permissões"

Reprodução


5. Nessa tela, todas as permissões do aplicativo são listadas. Basta ativar (colorido) ou desativar (cinza) o interruptor

Reprodução


Pronto: agora você consegue personalizar e rever as permissões concedidas a qualquer momento.

Vale lembrar que ao desativar algumas permissões o app pode ter alguma funcionalidade limitada — basta repetir o passo a passo e conceder novamente a permissão removida.

Para descobrir qual versão do Android utilizada pelo dispositivo acesse:

Configurações ==> Sobre o telefone (ou Sobre o smartphone, ou sobre o tablet, ou Sobre o dispositivo, dependendo do aparelho) ==> Informações do software.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos