Topo

Magic Leap: conheça os óculos que são considerados o futuro da computação

Magic Leap mostrou recentemente seu primeiro modelo de óculos - Reprodução
Magic Leap mostrou recentemente seu primeiro modelo de óculos Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL

01/01/2018 04h00

A realidade virtual permite ver e interagir com ambientes de forma imersiva, geralmente com a ajuda de um par de óculos. Empresas gigantes estão apostando nisso, como o Facebook (com o Rift, da Oculus), e a Sony, com o Playstation VR. Enquanto isso, a Magic Leap tenta usar o mundo real como cenário para projetar itens virtuais, no que é considerado o futuro da computação.

O que eles estão tentando produzir é uma plataforma de realidade mista. Para isso, o usuário veste um par de óculos equipado com câmeras e sensores e que conta com um pequeno computador acoplado. As lentes do dispositivo permitem que ele veja o mundo real e projeções interagindo com o que estiver no espaço, como mesas e paredes, por exemplo.

Veja também: 

A empresa, inclusive, mostrou recentemente o primeiro modelo do seu par de óculos, chamado de Magic Leap One. O kit do produto inclui ainda uma espécie de computador portátil e um controle.

O par de óculos conta com câmeras, sensores e um sistema de áudio acoplado. Para a empresa, o diferencial do Magic Leap é uma tecnologia que eles chamam de digital lightfield, que manipula o campo de luz do ambiente, enganando o cérebro e fazendo com que as imagens virtuais projetadas pelas lentes pareçam reais.

Empresa Magic Leap usa conceito de realidade mista - Reprodução - Reprodução
Empresa Magic Leap usa conceito de realidade mista
Imagem: Reprodução

Ainda que o kit contenha um controle, a Magic Leap afirma que o usuário poderá usar distintas interfaces para a interação, como voz, gestos, movimentos da cabeça ou mesmo movimento dos olhos.

É importante mencionar que a Magic Leap não é a primeira a atuar no ramo da realidade mista. A Microsoft, por exemplo, tem o HoloLens, que já está disponível para desenvolvedores por US$ 3.000.

O que essa tecnologia pode mudar?

Este tipo de aplicação é considerada o futuro da computação, pois pode mudar a forma como interagimos com as telas, transformando o mundo real em interface, e ter implicações nas formas de trabalho, entretenimento e comunicação.

Imagine, por exemplo, receber uma visita dos robôs C-3PO e do R2-D2, do “Star Wars” (vídeo abaixo), ou mesmo aprender sobre o sistema solar. Na área de entretenimento, são inúmeras as aplicações que os óculos poderiam ter em games projetados pela casa. Além disso, a banda islandesa Sigur Rós tem trabalhado em projeções para serem exibidas em shows.

Até mesmo a forma de trabalhar pode ser alterada. Atualmente, quase tudo fica concentrado nas telas de computadores ou de smartphones. Com o Magic Leap, suas mensagens, notificações ou mesmo compras poderiam ser feitas apenas em projeções exibidas em sua mesa de trabalho.

Quando vai ser lançado?

A Magic Leap existe desde 2010 e já recebeu mais de US$ 1 bilhão de investimento de empresas como o Google e a Alibaba, uma das maiores empresas chinesas de tecnologia do mundo. Desde então, a companhia já fez uma série de vídeos no YouTube e algumas demonstrações controladas com jornalistas.

O anúncio recente do Magic Leap One foi o primeiro que mostrou algo físico em sete anos. E, mesmo assim, o aparelho só deve ser disponibilizado para alguns desenvolvedores ao longo 2018.

No ano passado, o site The Information revelou que a Magic Leap está muito atrás da Microsoft e que uma das demonstrações publicadas pela empresa no YouTube, que mostra uma invasão alienígena, foi feita por uma empresa especializada em efeitos especiais. Na descrição do vídeo, a companhia passou a informa que era apenas um conceito para tentar explicar para as pessoas como a tecnologia iria funcionar.

Depois da descoberta, a Magic Leap coloca uma legenda em todos os seus vídeos dizendo que foram captados diretamente dos óculos e que não houve adição de efeitos especiais.

Com a liberação do produto para alguns desenvolvedores a partir deste ano, talvez seja possível ver em qual estágio tecnológico a Magic Leap está comparada com a Microsoft, com o HoloLens. Por ora, a empresa só entregou promessas.