De olho na segurança

Desconto falso! Golpe do WhatsApp usa o Burger King para enganar usuários

Do UOL, em São Paulo

Ano novo, golpes velhos. Uma campanha que se passa pela rede de lanchonetes Burger King oferecendo cupons falsos de R$ 50 está novamente viralizando no WhatsApp, detectou a empresa de segurança digital Eset. Um golpe praticamente idêntico a este "novo" já havia sido relatado pela mesma empresa em 2016.

Nas últimas 8h, calcula-se que mais de 350 mil usuários tenham sido impactados pela tentativa de fraude em seus aparelhos móveis, de acordo com o DFNDR Lab, laboratório especializado em cibercrime da empresa PSafe, 

VEJA TAMBÉM:

Para os novatos, não custa relembrar os detalhes. Após clicar no link que está sendo compartilhado por mensagem no app, a vítima é levada a uma página de uma promoção para concorrer a um cupom de desconto na compra de lanches no Burger King.

Reprodução

Para enganar os usuários, os criminosos utilizam links encurtados e "camuflados" (nesse caso, hXXp://burger-kings.com). 

Reprodução

Ao clicar em "ok", a vítima acessa a página principal do golpe, onde participa de uma simulação de pesquisa. As respostas que a vítima selecionar não farão diferença, já que a página apresenta um prêmio fictício, como um sanduíche Whopper duplo. 

Reprodução

Para concluir o golpe, a mensagem induz o usuário a compartilhar a falsa promoção com mais 30 amigos/grupos. Só assim é que o "prêmio" será liberado. 

Reprodução

Uma das características da fraude envolve também a exibição de falsos comentários de usuários do Facebook de modo a atrair internautas e dar a sensação de que a promoção é real.

Reprodução

Além disso, caso a falsa mensagem seja acessada via computador, o sistema redireciona o usuário e induz a instalação de uma extensão do navegador Chrome. A Eset informou que até o momento já foram contabilizados mais de 26 mil acessos via computador.

Reprodução

Segundo a empresa de segurança Eset, a fraude consiste em gerar dinheiro, por meio de anúncios, para os cibercriminosos. 

Como dicas de segurança, ela aconselha:

1. Use uma solução de segurança para bloquear aplicativos e sites maliciosos

2. Não clique em links estranhos ou suspeitos enviados por meio de mensagens de texto, WhatsApp ou outros aplicativos.

3. Nunca forneça informações pessoais para fontes não confiáveis.

4. Não instale aplicativos de fontes não oficiais.

5. Não compartilhe mensagens suspeitas com outros usuários.

Fita na câmera do notebook? Sim, isso pode aumentar sua segurança

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos