Topo

Vírus do Android finge ser Uber para roubar dados de usuários

Malware pode ser usado por criminosos para sequestros-relâmpago - Divulgação
Malware pode ser usado por criminosos para sequestros-relâmpago Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

04/01/2018 13h03Atualizada em 04/01/2018 14h22

Nas últimas semanas, surgiram histórias em redes sociais sobre criminosos fingindo ser motoristas do aplicativo de transporte Uber, com intuito de fazer sequestros-relâmpago com as pessoas que pediram uma carona pelo serviço.

Foi o caso de uma mulher de Belo Horizonte que pediu uma corrida pelo aplicativo, mas não entrou no carro após perceber que os dados do motorista que a abordou não batiam com as informações no seu celular. Esta história - assim como outras do tipo - foi confirmada pelo UOL.

Agora, a empresa de segurança digital Symantec descobriu uma vulnerabilidade nos dispositivos Android que permite que criminosos obtenham informações de usuários, incluindo sua geolocalização.

Veja também:

O malware, conhecido como Android.Fakeapp, imita a interface no Uber em intervalos regulares até o usuário fazer o login com sua ID e senha. A partir daí, suas informações são enviadas para um servidor remoto.

Como forma de despistar a vítima, o malware exibe dados da tela vistos normalmente no aplicativo do Uber, incluindo sua posição no mapa. Por meio de um link profundo, o Android.Fakeapp é capaz de iniciar uma corrida pelo próprio app enquanto envia as informações para criminosos interessados nos dados do usuário.

De acordo com a Symantec, esta vulnerabilidade deixa milhões de usuários do Uber expostos a ações criminosas. Por isso, não clique em links suspeitos, tenha um antivírus instalado, e sempre mantenha seu celular atualizado.

NOTÍCIA ATUALIZADA (04/01/2018 14:22): O Uber fez um pronunciamento oficial sobre o caso: 

"Como essa técnica de phishing exige que os consumidores façam o download de um app malicioso fora da Play Store oficial, recomendamos apenas fazer o download de aplicativos de fontes confiáveis. No entanto, queremos proteger nossos usuários, mesmo que tenham cometido um engano. É por isso que temos uma série de controles e sistemas de segurança instalados para ajudar a detectar e bloquear logins não autorizados, mesmo que você forneça sua senha acidentalmente."