Topo

Que tal pedir pizza pela sua TV? E ser avisado que a comida vai estragar?

Refrigerador e televisão conectados - Divulgação
Refrigerador e televisão conectados Imagem: Divulgação

Do UOL*, em São Paulo

08/01/2018 16h43

A inteligência artificial (IA) é um dos temas mais fortes nesta edição da CES 2018, maior feira de tecnologia do mundo. E surfando nessa onda, a LG anunciou hoje (8) sua plataforma ThinQ, interface de inteligência artificial que conecta televisores e eletrodomésticos permitindo que os consumidores interajam com os produtos via comando de voz.

Na prática, ainda neste ano você poderá falar para sua TV ligar ou desligar seu ar condicionado, perguntar sobre a previsão do tempo, pedir para que ela exiba os seus vídeos de música favoritos e até pedir uma pizza conversando com seu televisor.

Segundo a empresa, todos os eletrodomésticos e televisões de sua casa poderão funcionar de maneira integrada. Além disso, suas inteligências artificiais serão capazes, por meio do aprendizado de máquina (machine learning), de se desenvolverem com base em seus hábitos com o objetivo de oferecer as melhores experiências.

E se sua preocupação é com a obrigação de usar apenas produtos da LG, a empresa afirmou que trabalha com parcerias e que produtos de diferentes marcas também funcionarão com sua plataforma de inteligência artificial.

Confira a seguir alguns produtos “inteligentes” que já são compatíveis com o ThinQ:

TVs com inteligência artificial

Entre as principais novidades dos novos televisores da LG está o fato de que eles agora vêm com os assistentes virtuais do Google ou da Amazon (Alexa) integrados.

Com isso, conseguirá controlar “tudo” com a sua voz. Seja para exibir os resultados de um jogo, seus programas favoritos, as fotos de uma viagem ou para pedir que ela desligue após o final de determinado programa.

Segundo a empresa, essa integração já está presente nos modelos disponíveis a partir desde ano. Ao todo, a CES 2018 exibirá oito linhas de televisores da LG, como a TV OLED ThinQ, TV OLED Picture-on-Wall (pintura no muro, em tradução livre) e Super UHD 4K. Os tamanhos variam de 55 a 77 polegadas.

Em relação à imagem, a LG afirmou que melhorou a qualidade dos pontos de cores em 731%. Ou seja, a experiência do usuário será bem melhor com uma melhor profundidade das imagens e contorno das cores. O processamento das televisões também está mais rápido, de acordo com a companhia.

CES 2018 - LG ThinQ - inteligencia artificial e produtos conectados - Divulgação - Divulgação
LG apresenta produtos compatíveis com comandos de voz
Imagem: Divulgação

Refrigerador InstaView ThinQ e forno EasyClean 

Também usando a inteligência artificial, o refrigerador e o forno inteligente são compatíveis com os assistentes virtuais do Google ou da Amazon (Alexa). Ou seja, dá para “conversar” com a sua geladeira e controlar outros dispositivos eletrônicos espalhados pela sua casa. Ou então, pedir para que seu forno seja aquecido sem usar as mãos.

Uma característica do refrigerador InstaView é que sua inteligência artificial consegue identificar se algum tipo de comida está faltando.

Além disso, caso um peito de frango, por exemplo, esteja perto de vencer, o refrigerador avisará o usuário sobre o fim do prazo. Aproveitando o tipo de carne, o usuário poderá pesquisar por receitas no próprio refrigerador, já que ele possui uma tela sensível ao toque de 29 polegadas. Caso não queira pesquisar na tela, o usuário também pode pesquisar via comando de voz.

Uma vez selecionada uma receita que precise ir ao forno, a plataforma ThinQ envia essa informação para o forno EasyClean conectado e ele começa a preaquecer automaticamente na temperatura especificada pela receita. Quando ele precisar de limpeza, seu sistema também consegue notificar o usuário.

Outro recurso útil é que o refrigerador possui câmeras instaladas dentro dele. Com isso, o usuário pode visualizar o que tem dentro dele sem a necessidade de abri-lo. É bom lembrar que isso já é realidade na linha de refrigeradores Family Hub, lançado pela Samsung em 2016.

Máquina de lavar louça QuadWash

Assim como o forno e o refrigerador, a máquina de lavar conectada faz coisas sem que o usuário aperte botões.

Ainda usando o exemplo da receita de frango, a máquina de lavar é notificada automaticamente de que a receita está sendo feita. Com isso, ela regula seu funcionamento para o tipo de sujeira que terá de limpar. Panelas engorduradas ou que apenas cozinharam vegetais. Ela mesma controla o fluxo de água necessário para a limpeza.

*Com informações da LG e do site “The Verge”.