De olho na segurança

Atualização de Windows contra falha de chips causa novos problemas para AMD

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Erro de documentação faz com que PCs com processador AMD não consigam inicializar

    Erro de documentação faz com que PCs com processador AMD não consigam inicializar

Como forma de prevenir usuários contra o Spectre e Meltdown, duas falhas de segurança graves encontradas em praticamente todos os processadores de computador fabricados na última década, a Microsoft lançou uma atualização para o Windows que corrige este erro no sistema.

Infelizmente, vários usuários de PCs com processadores da marca AMD relataram que, ao instalar a atualização, as máquinas tornam-se incapazes de fazer o "boot" - o que impede o computador de inicializar o sistema operacional.

"[...]não há boot do sistema, só mostra o logo do Windows sem animação e nada mais", diz uma reclamação na página de suporte da Microsoft. "Após vários boots fracassados ele reinicia e mostra o erro 0x800f0845".

Veja também:

A Microsoft, em resposta, removeu a atualização, e de acordo com a empresa o problema deve-se a um erro de documentação por parte da AMD.

"A Microsoft tem relatórios de consumidores com dispositivos AMD não conseguindo chegar ao estágio do boot após instalar a atualização de segurança recente do Windows", disse um representante da empresa ao site The Verge. "Após investigações, a Microsoft determinou que alguns chipsets da AMD não conformam com a documentação provida anteriormente para a empresa com objetivo de desenvolver correções ao sistema operacional Windows para se prevenir contra as vulnerabilidades conhecidas como Spectre e Meltdown."

ATUALIZAÇÃO [10/01/2018 10:35]: Em nota, a AMD disse estar ciente do problema e que ele afeta processadores mais antigos. A empresa e a Microsoft estão trabalhando em uma atualização e esperam que ela comece a ser distribuída para os chips impactados em breve.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

LEIA MAIS

UOL Cursos Online

Todos os cursos