Topo

Descobriram um link malicioso que força a reinicialização de iPhones

Brincadeira pode aparecer no seu app de Mensagens - Gabriel Francisco Ribeiro/UOL
Brincadeira pode aparecer no seu app de Mensagens Imagem: Gabriel Francisco Ribeiro/UOL

Do UOL, em São Paulo

17/01/2018 13h32

Não é tão fácil algum bug causar problemas em sistemas iOS, mas um link malicioso que é capaz de forçar uma reinicialização de iPhones e iPads foi descoberto recentemente e divulgado pelo Twitter. O problema pode afetar quem recebe um link enviado pelo app Mensagens.

Ao receber um link que se inicia com o domínio github, o app Mensagens tenta gerar o preview da página. Contudo, devido ao conteúdo pesado do link, a aplicação acaba travando e há casos em que o iPhone ou iPad chega a ser completamente reinicializado, segundo o site MacMagazine.

Veja também: 

Se alguém te enviar algum link parecido com esse, você terá que tomar algumas precauções. Primeiro, basta fechar o app Mensagens e, depois, apagar a conversa na qual te enviaram o link.

É possível ainda não correr esse risco mexendo nas configurações do iPhone. É só ir em Geral, depois Restrições, abrir a aba Sites e clicar em “Limitar Conteúdo Adulto”. Nessa área, adicione o site que circula pelo app Mensagens na lista de “não permitir”.

O caso, contudo, não precisa preocupar por não causar danos ao smartphone ou prejudicar o usuário – acaba sendo usado mais como brincadeira. E como o próprio autor da brincadeira também sofre os efeitos dela, é bem provável que seja quase nada disseminada.