Topo

Sua amiga virtual: Alexa se prepara para dar palpite em roupas e filmes

A assistente digital Alexa já está presente em diversos produtos - Divulgação
A assistente digital Alexa já está presente em diversos produtos Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

17/01/2018 12h51

Que nós vamos trocar altas ideias com as máquinas não é mais nenhuma novidade. Mas, prepara-se, o futuro já está batendo à sua porta. A Amazon revelou que, em breve, a assistente digital Alexa não terá apenas recomendações de filmes e séries com base no interesses dos usuários, mas também terá suas próprias opiniões sobre estes assuntos (e muitos outros).

Ter uma opinião te faz mais interessante, mesmo como uma assistente. Este é o poder do aprendizado de máquinas

Marc Whitten, vice-presidente da AmazonFire TV

A ideia é que, ao trazer uma base cultural não necessariamente programada pela equipe da Amazon e sim adquirida naturalmente pelo sistema, as interações com a Alexa e seu usuário não serão tão mecânicas e impessoais, dando a impressão de que se está realmente conversando com um indivíduo que tenha suas próprias visões sobre o mundo.

Veja também:

"Uma das coisas mais interessantes que estamos elaborando é como criar uma assistente que passe a impressão de que você está conversando com alguém", completou Whitten.

Amazon Echo Look - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Uma versão preliminar disso já pode ser vista com o dispositivo Amazon Echo Look, que atualmente está em circulação limitada nos EUA.

Por meio da função Style Check, o usuário pode tirar fotos com duas roupas diferentes e pedir para que a Alexa compare os visuais, dando suas próprias opiniões sobre o que funciona melhor com você -- e oferecendo sugestões de roupas para comprar por meio da Amazon, é claro.

Como Whitten chegou a dizer, "Alexa tem suas próprias opiniões hoje que não foram implementadas por humanos", tendo até uma cerveja favorita: Budweiser.


O que indica que, mesmo sendo uma vasta inteligência artificial e um grande avanço científico para a humanidade, a Alexa talvez tenha um gosto duvidoso para as coisas.