Topo

Graças a Deus! App do Google deleta mensagens de bom dia no WhatsApp

Files Go, App disponível pelo Google Play - Reprodução/UOL
Files Go, App disponível pelo Google Play Imagem: Reprodução/UOL

24/01/2018 08h41Atualizada em 30/05/2020 17h51

Você já deve ter recebido uma mensagem (ou vinte, ou cem) no WhatsApp - especialmente, mas não unicamente, no seu grupo de família - com uma mensagem edificante ou imagem fofinha, com duas palavras principais: "Bom Dia!"

  • 50789
  • true
  • http://tecnologia.uol.com.br/enquetes/2017/05/08/voce-da-bom-dia-no-grupo-de-whatsapp.js

Para quem não aguenta mais isto, seja porque não tem mais espaço no celular ou simplesmente porque é chato demais, o Google criou uma solução: o aplicativo Files Go, que detecta e deleta automaticamente este tipo de mensagem, caso o usuário não tenha interesse em vê-las.

Mas o mais incrível desta história toda, contada pelo Wall Street Journal, é que o mecanismo foi criado por causa da popularização dos smartphones na Índia. Como os brasileiros, os indianos adoram mandar diariamente mensagens de "bom dia" pelo WhatsApp.

A questão é que o país tem 1,3 bilhão de habitantes e, de acordo com a Western Digital, todo dia um em cada três celulares lota por causa desse tipo de mensagem.

O Google usou a inteligência artificial no aplicativo, que serve para limpar arquivos de celulares Android, e ensinou-o a entender e sugerir o apagamento de imagens e vídeos repetidos e bobos —como o conteúdo estilo "bom dia"— memes e coisas do gênero que entopem a memória do celular sem que as pessoas se deem conta.

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-infografico','/2018/tag-page-whatsapp-1527257908908.vm')

Tentamos desconstruir o que é o DNA de uma boa mensagem de 'bom dia' por meses. Deu muito trabalho para acertarmos

Josh Woodward, gerente de produtos, ao jornal

Sendo assim, obrigado à Índia por potencializar uma irritação tão típica do brasileiro moderno. Mas o Brasil também deve ter tido sua parcela de contribuição, não acham?

Você pode baixar o Files Go pelo Google Play. Por enquanto, não há versão para iOS.

Chega de chateação: veja como bloquear pessoas no WhatsApp