Topo

Não clique: golpe via WhatsApp oferece conta grátis de Spotify

Do UOL, em São Paulo

24/01/2018 10h38

Golpe via Whatsapp não é novidade: segundo a empresa de segurança digital PSafe, apenas em 2017, mais de 70 milhões de tentativas de roubar dados de usuários foram bloqueadas pelo aplicativo DFNDR Security. O que muda, no entanto, são os formatos.

Um dos mais recentes envolve enviar uma mensagem para a vítima com um link que, supostamente, daria acesso gratuito a uma conta premium do Spotify.

VEJA TAMBÉM

Uma vez acessado, esse link contém perguntas simples, mas que servem para os criminosos roubarem informações de quem preencher.

O golpe continua após responder às questões: a vítima é manipulada a compartilhar o link da "promoção" com seus contatos de WhatsApp para supostamente ativar a conta.

Um dos indicativos do golpe é que o link inicial, contido na mensagem de Whatsapp, que tem o nome do Spotify escrito errado e uma terminação ".net", ao invés do ".com" usado pelo serviço.

De qualquer maneira, a recomendação é sempre a mesma: não clicar em links suspeitos e, muito menos, compartilhá-los. As empresas dificilmente fazem promoções enviando mensagens do tipo, seja no WhatsApp ou, ainda, via SMS. Portanto, fique esperto.