WhatsApp

Não clique: golpe via WhatsApp oferece conta grátis de Spotify

Do UOL, em São Paulo

  • Pixabay

    Link promete conta premium no Spotify, mas é cilada para roubar dados de usuários

    Link promete conta premium no Spotify, mas é cilada para roubar dados de usuários

Golpe via Whatsapp não é novidade: segundo a empresa de segurança digital PSafe, apenas em 2017, mais de 70 milhões de tentativas de roubar dados de usuários foram bloqueadas pelo aplicativo DFNDR Security. O que muda, no entanto, são os formatos.

Um dos mais recentes envolve enviar uma mensagem para a vítima com um link que, supostamente, daria acesso gratuito a uma conta premium do Spotify.

VEJA TAMBÉM

Uma vez acessado, esse link contém perguntas simples, mas que servem para os criminosos roubarem informações de quem preencher.

O golpe continua após responder às questões: a vítima é manipulada a compartilhar o link da "promoção" com seus contatos de WhatsApp para supostamente ativar a conta.

Um dos indicativos do golpe é que o link inicial, contido na mensagem de Whatsapp, que tem o nome do Spotify escrito errado e uma terminação ".net", ao invés do ".com" usado pelo serviço.

De qualquer maneira, a recomendação é sempre a mesma: não clicar em links suspeitos e, muito menos, compartilhá-los. As empresas dificilmente fazem promoções enviando mensagens do tipo, seja no WhatsApp ou, ainda, via SMS. Portanto, fique esperto.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos