Dicas de Tecnologia

Com WhatsApp Business podemos usar número do telefone fixo; veja como

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

O WhatsApp Business já pode ser baixado apenas no sistema operacional Android. Nada de iPhone por enquanto. Mas quem pôde baixar e testar já percebeu na versão para empresas do WhatsApp uma grande vantagem: a possibilidade de usar números fixos para criar novos perfis de usuário.

Era algo que já havíamos adiantado quando estava em fase de testes, em outubro. 

VEJA TAMBÉM:

Na verdade o app dá quatro opções para o testador configurar o serviço:

  • Um único celular para usar o app;
  • Um celular e os dois apps (os WhatsApps pessoal e o Business), mas com número de celular diferente para o Business;
  • Um celular e os dois apps, mas aqui com um número de telefone fixo para o Business;
  • Dois aparelhos celulares, sendo um com o WhatsApp pessoal e outro para o Business.

Foi essa terceira opção que o UOL testou. Veja como configurar:

Reprodução

Após instalar e abrir o app, você vai se deparar com essa tela familiar: aquela que pergunta se você concorda com os termos de uso e inicia a configuração. Mas repare no link no pé: "não é uma empresa".

Se você clicar nele, será convidado a deixar o app e usar o WhatsApp convencional. Se quiser continuar os passos abaixo, clique em "concordar e continuar" mesmo. O aplicativo solicitará permissões para acessar arquivos de fotos e vídeos do seu celular (para enviar a outras pessoas). Clique em "Permitir".

Reprodução

Depois mais telas familiares: digite seu número com DDD. Mas aqui em vez do seu celular, vai pôr o número do seu telefone fixo. Após isso, aparecerá uma tela te pedindo acesso aos seus SMS para facilitar essa parte em futuras autenticações, mas pode clicar em "agora não", já que para este passo a passo isso não será necessário.

Na tela seguinte, repare nas duas opções para obter verificação de número. Uma é com SMS, mas usaremos a outra. Clique em "me ligue". Em segundos, um serviço automático te ligará para narrar a senha com seis numerais, que você digitará para continuar.

Reprodução

Essa parte é fácil: dê o nome ao perfil novo. Se tiver uma empresa, use o nome dela. Se não, invente um nome de sua preferência, mas um que as pessoas possam identificá-lo.

Reprodução

Pronto, daí é só usar normalmente. Simples, não? E sim, o WhatsApp pessoal continuará instalado no seu celular, como um serviço independente deste Business.

Veja como falar no WhatsApp com você mesmo e para que serve

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos