De olho na segurança

Não tá fácil: novo golpe no WhatsApp promete vaga de trabalho nos Correios

Do UOL, em São Paulo

  • Paulo Pampolin/Hype

Supostas vagas de emprego nos Correios estão sendo anunciadas em corrente no WhatsApp. A denúncia veio do laboratório de segurança digital DFNDR Lab. Estima-se que mais de 650 mil pessoas já tenham acessado o link malicioso que está circulando no aplicativo apenas nas últimas 48 horas. 

Ao clicar no link da armadilha, é solicitado que o usuário preencha campos com informações pessoais para se cadastrar nas supostas vagas, que não necessitam de experiência e oferecem salários entre R$ 1.876 e R$ 4.903.

VEJA TAMBÉM:

Reprodução

Reprodução

Dentre os dados solicitados estão nome, e-mail, cidade em que reside, se é maior de 18 anos, a vaga para a qual gostaria de se candidatar e a disponibilidade de horário. Após preenchimento, a vítima é encaminhada para uma nova página que induz o compartilhamento para dez amigos ou grupos no WhatsApp para realizar a inscrição.

Para tentar passar credibilidade, o golpe alega ter parceria com um portal de notícias. Além disso, conta com comentários de falsos usuários que dizem ter conseguido a oportunidade, como: "Funcionou aqui e eu já começo semana que vem" e "Agendei minha entrevista, estou nervosa".

Como evitar o golpe? Use um aplicativo de verificação de links e que também tenha uma função de bloqueio anti-phishing. 
 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos