Boné com detector de cochilo tenta salvar a vida de motoristas

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Boné alerta da Ford foi testado com caminhoneiros

    Boné alerta da Ford foi testado com caminhoneiros

Quem dirige muito tem um grande inimigo: o sono. A recomendação de sempre é: pare de dirigir um pouco e só retome a direção quando se sentir mais acordado. O problema é que muita gente não segue isso e os riscos de se dormir ao volante são enormes.

Mas e se você pudesse contar com um acessório que emite um alerta em casos de cochilos indesejados? É o que promete o "boné inteligente" apresentado pela Ford na Campus Party deste ano.

Ele usa sensores capazes de interpretar os movimentos da cabeça do motorista. Se você cochilar por alguns segundos, o boné começa a emitir um alerta e só para quando o motorista voltar "ao normal". O aviso funciona de três formas: vibra, emite som e luzes.

Tudo funciona com base num acelerômetro e um giroscópio que identificam as situações diversas do comportamento do motorista.

Segundo a Ford, o boné foi criado especialmente para os motoristas de caminhão.

Uma pesquisa feita com 495 motoristas pela ABN (Academia Brasileira de Neurologia) no ano passado mostra 75% dos entrevistados reconheceram dormir menos do que acham necessário. A entidade calcula que 20% dos acidentes de trânsito sejam causados por sono e cansaço.

O "boné inteligente" chama a atenção por ser eficiente e simples, mas embora venha sendo testado há meses, ainda não há uma data para ser comercializado. Infelizmente.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos