Topo

Vídeo comprova: todo mundo tira as mesmas fotos e posta no Instagram

Parece óvio, mas não custa dizer: ninguém mais deveria tirar uma foto deste tipo - Reprodução
Parece óvio, mas não custa dizer: ninguém mais deveria tirar uma foto deste tipo Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

02/02/2018 14h51

Mesmo que você seja um usuário casual do Instagram, certamente já deve ter visto um ou outro amigo de férias em outro país, tirando fotos em frente à torre Eiffel, fazendo a pose do Cristo Redentor ou a famosa tentativa de "arrumar" a torre de Pisa. Isso quando não é você mesmo fazendo estas coisas.

Ao ver estas imagens, há sempre aquela sensação de deja vú, de que já viu algo assim em algum lugar. Bom, a julgar pelo vídeo "Instravel — A Photogenic Mass Tourism Experience" ("Instatravel - Uma Experiência de Turismo Fotogênico em Massa", em tradução livre), do usuário Oliver KMIA, é porque todo mundo tira as mesmas fotos, nos mesmos lugares, do que quer que seja, enquanto estão de férias.

Veja também:

O vídeo pega uma série de fotografias diferentes, de pessoas completamente distintas, mas com algo em comum (uma localização, uma hashtag ou algo do tipo) e compara.

Poses em atrações turísticas, fotos de comidas típicas, preparo de viagem (em geral com um passaporte ou a asa do avião à vista) e poses de biquíni: todo mundo faz a mesma coisa.

De acordo com Oliver, o vídeo foi inspirado na sua irritação com outros turistas enquanto passeava por Roma.

"Durante minha viagem, achei que muitas pessoas não estavam realmente apreciando o momento, e ficavam grudadas nos seus celulares", declarou.

Como se o grande objetivo de viajar fosse contar vantagem online e correr atrás de likes e seguidores

Caso tenha curiosidade, Oliver tem seu próprio perfil no Instagram -- que, pelo menos, traz ângulos diferentes a locais conhecidos.