Topo

Inimigo íntimo: 30% dos crimes online no Brasil envolve amigos e parentes

Tem algum parente ou amigo tentando te infernizar no WhatsApp? - Getty Images
Tem algum parente ou amigo tentando te infernizar no WhatsApp? Imagem: Getty Images

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

07/02/2018 16h01

Nada menos que 30% dos crimes online cometidos no Brasil estão ligados a parentes e amigos da vítima. Esse é um dos resultados apontados por uma pesquisa da Microsoft feita em 23 países. Se levado em conta conhecidos do mundo virtual, como aquele amigão que você fez e só conhece no Face, o número é ampliado para 57% dos entrevistados.

A média global para crimes cometidos por pessoas que são conhecidas pessoalmente do usuário é de 36%. A pesquisa da Microsoft envolveu 23 países, e entrevistou 11.600 pessoas entre 13 e 74 anos com perguntas sobre 23 tipos de riscos online.

Veja também:

O estudo criou o ICD (Índice de Cidadania Digital), que é uma espécie de medida da exposição a crimes online. O Brasil ficou na 13ª posição entre os 23 países pesquisados, com um índice de 71% - a média global é de 65%.

Segundo a pesquisa, o maior risco online no Brasil é de contatos indesejados (51%). A lista é seguida por solicitações sexuais (23%), fraudes (21%), recebimento de mensagens sexuais indesejadas (21%) e assédio online não sexual (20%).

O grupo mais exposto no país é de pessoas de 18 a 34 anos, com 81%. Este é o segundo maior índice entre os 23 países nessa faixa etária. O estudo considera como assédio os seguintes tipos de comportamento online: ofensas sem conteúdo de cunho sexual, contatos indesejados, mensagens sexuais indesejadas, cyberbullying e misoginia.

As mulheres relataram mais abusos do que homens (65% contra 58%). Pessoas do sexo feminino também têm mais tendência a sofrerem consequência após o abuso: são 10% mais propensas a perder a confiança em pessoas no ambiente offline do que homens.