Vazou! Código do iPhone cai na net e deixa celular da Apple vulnerável

Do UOL, em São Paulo

  • Gabriel Francisco Ribeiro/UOL

    Vazamento permite que hackers encontrem vulnerabilidades no iPhone

    Vazamento permite que hackers encontrem vulnerabilidades no iPhone

No que pode ser considerado um dos maiores vazamentos de informações dos últimos anos, o código do sistema operacional do iPhone foi publicado no Github, plataforma comunitária que hospeda códigos-fonte. Isso abre um caminho para hackers e "jailbreakers" acessarem o aparelho, considerado a prova de invasões desde a inclusão do TouchID no modelo 5s.

O código, chamado de iBoot, foi removido do fórum, mas não antes de a Apple confirmar que a informação era legítima. A empresa precisou declarar isso ao usar a lei de direitos autorais digitais dos EUA para obrigar a remoção do código das páginas do Github.

VEJA TAMBÉM:

O iBoot é o código que permite iniciar o sistema operacional do iPhone de forma segura. Ele verifica que o aparelho está devidamente autorizado pela Apple antes de rodar o sistema operacional iOS. De posse dessas informações, hackers podem supostamente usar o código para enganar a Apple e rodar apps não autorizados ou destravar o iPhone.

A versão do iBoot que vazou no Github era do iOS 9, mas é provável que boa parte do código ainda exista no atual iOS 11. Alguns arquivos estavam faltando, mas hackers que saibam o que estão procurando podem encontrar vulnerabilidades no sistema do celular da Apple.

O código do iBoot apareceu no ano passado no fórum Reddit, mas não recebeu muita atenção da comunidade de segurança digital até ser divulgado no Github. A Apple considera esse código fundamental para o iOS e oferece recompensas de US$ 200 mil para quem encontrar vulnerabilidades - o valor mais alto pago no programa de "caça aos bugs" da empresa.

Com o vazamento, a Apple deve mudar o programa ou uma "corrida do ouro" vai começar entre os hackers e pesquisadores.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

LEIA MAIS

UOL Cursos Online

Todos os cursos