Topo

Câmera do novo LG V30 diferencia comida de paisagem e dá dicas de compras

Versão do LG V30 apresentado em 2017 - Divulgação
Versão do LG V30 apresentado em 2017 Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

13/02/2018 11h19

A LG anunciou nesta terça (13) que seu mais novo lançamento será o primeiro celular da marca a ter um conjunto inteligência artificial (IA). E isso será só o começo.

Prestes a ser lançado na Mobile World Congress, que acontece agora em fevereiro em Barcelona, a nova versão do LG V30 terá câmeras inteligentes que usarão a IA.

E você não leu errado. É o LG V30 mesmo, apresentado inicialmente em agosto do ano passado.

A diferença é que a versão 2018 do modelo conta com um sistema inteligente para o reconhecimento de imagens. É só apontar a câmera para um objeto ou cena e a Vision AI, como foi chamada a tecnologia, faz uma varredura em seus dados e recomenda automaticamente o melhor modo de disparo.

Se você apontar a câmera para um alimento, o celular vai indicar o modo comida para a foto. Se você posicionar a câmera para um cachorro, ele vai indicar o modo animal de estimação.

Câmera do LG V30 tem inteligência artificial - Divulgação - Divulgação
Câmera consegue reconhecer comidas, animais, paisagens, cidades e flores
Imagem: Divulgação

Ao todo, são oito modos para tirar foto: retrato, comida, animal de estimação, paisagem, cidade, flor, nascer e pôr do sol.

Entre os itens analisados pela inteligência artificial da LG estão os ângulos de visão, as cores do objeto ou cena, a iluminação e os níveis de saturação. Para funcionar, o sistema de inteligência artificial da LG foi alimentado com 100 milhões de imagens.

E sabe aqueles ambientes com pouca luz? Ao que tudo indica, a inteligência artificial do V30 também consegue medir isso e ajusta o brilho da cena da maneira que ela acha mais adequada.

Celular também dará conselhos de compra

Outro uso da inteligência artificial no novo V30 é que ele também poderá dar conselhos de compras. E tudo com base no reconhecimento das imagens.

De acordo com a LG, ao apontar a câmera para um objeto, o sistema inicia uma pesquisa de imagens e consegue exibir diferentes opções de compra, podendo inclusive listar os produtos com o menor preço.

O conjunto de inteligência artificial será lançado com o modelo V30, mas a empresa afirmou que a tecnologia não estará limitada somente aos novos modelos. Smartphones mais antigos também podem ter atualizações que permitam o uso da Vision IA. Tudo vai depender das especificações técnicas de cada um.

Novos comandos de voz

O V30 será o primeiro a ter novas opções de comando de voz adotados pela LG. Ao todo, são oito e entre eles estão: pedidos de pesquisa de compra, foto panorâmica e vídeo em câmera lenta.

É bom lembrar que em 2017 a LG já trabalhava com outros 23 comandos de voz em seus modelos com base no assistente virtual do Google.