WhatsApp

Recebe muita mensagem? Google testa função que responde tudo com um clique

Do UOL, em São Paulo

  • Getty Images/iStockphoto

    Já pensou se um robô usasse o WhatsApp por você?

    Já pensou se um robô usasse o WhatsApp por você?

São tantas mensagens para responder que, às vezes, até cansa? Parece que a Google entende esse sentimento. A empresa está testando um 'robô' que é capaz de manter conversas com seus amigos via aplicativos.

Ainda é um produto experimental de um laboratório chamado Area 120. Por meio de inteligência artificial, a ferramenta batizada por enquanto de "Reply" (ou "resposta") pode trocar mensagens com os contatos de mensageiros como WhatsApp, Facebook Messenger, Android Messages, Skype, Twitter, Slack, Google Hangouts e Allo.

Veja também: 

A nova funcionalidade quer aproveitar recursos já disponíveis no Gmail e Allo, que sugerem respostas com base em inteligência artificial --mas, claro, se isso aparecer nos mensageiros chegaríamos a outro nível de praticidade.

Um teste enviado a voluntários por e-mail foi obtido pelo site Android Police. Nele, o laboratório Area 120 afirma:

Você provavelmente recebe muitas mensagens. E você quer estar ali para as pessoas, mas também para as pessoas no mundo real. E se responder estivesse literalmente a só um toque de distância?

Como vai funcionar?

Aparentemente, o sistema conseguirá identificar o que as pessoas estão falando para você e sugerir respostas de um clique – algo parecido com as sugestões de palavras que já aparece no WhatsApp.

Só que, é óbvio, o Google quer ir além disso. Para isso, usará sua localização, seu calendário e outras informações na hora de formular a resposta.

Por exemplo: se alguém te manda uma mensagem perguntando "em quanto tempo você vai chegar em casa?", a ferramenta seria capaz de responder usando a sua localização e as estimativas de tempo calculadas pelo Google Maps. 

Aí, achou útil ou assustador?

Chega de áudio! Dá para transformar voz em texto, sem digitar

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos