Dicas de Tecnologia

Big screenshot: veja como mandar print de uma página ou conversa longa

Marcelle Souza

Colaboração para o UOL, em São Paulo

  • Reprodução

Quem nunca encaminhou toda uma longa conversa de WhatsApp para um amigo? Pode ser para guardar uma notícia completa ou apenas trocar fofocas, o fato é que compartilhar uma imagem maior do que a tela exige algum trabalho, especialmente para quem tem iPhone.

Como o iOS não consegue fazer o 'big screenshot', ou uma longa captura de tela, o caminho mais comum costuma ser este: primeiro tiramos vários "prints" da tela, até que toda a área que queremos compartilhar esteja contemplada, e então encaminhamos as diversas fotos separadamente para o destino final. 

Nesse processo, você acaba correndo o risco de perder um pedaço de uma conversa ou de enviar os trechos na ordem incorreta.

VEJA TAMBÉM:

Reprodução

Quem tem Android, pode usar aplicativos como o LongShot ou o Stitch & Share, disponíveis gratuitamente no Google Play. 

Eles fazem capturas longas de conversas ou sites --e o segundo ainda permite que você edite a imagem, ou seja, dá para destacar um trecho de interesse ou ocultar algumas partes das mensagem. Depois, é só compartilhar a captura de tela com os seus amigos ou salvá-la no seu aparelho.

Para quem tem iPhone, o registro pode ser bem mais simples com a ajuda de alguns aplicativos, como o Tailor (de uso gratuito, mas que cobra R$ 9,90 se você quiser remover as propagandas).

Este app funciona assim: você faz a captura da tela de modo contínuo do site ou da conversa que deseja registrar e depois o Tailor junta todas as partes em uma imagem única. Dá para usar, por exemplo, para capturas no WhatsApp, Facebook Messenger e navegadores.

VEJA TAMBÉM:

Como o aplicativo monta a imagem por sobreposição, a dica é fazer a foto sempre repetindo o último trecho.

Além disso, comece as capturas um pouco antes e termine um pouco depois da parte que você realmente precisa registrar.

Feita a montagem, é possível salvar a imagem no álbum, compartilhá-la em outros aplicativos ou enviá-la por e-mail.

É importante saber que o Tailor acrescenta a sua marca ao final de cada imagem gerada. Veja como fica uma imagem dessas.

Fechar apps não é mais necessário para ajudar celular; entenda

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos