Topo

Facebook usará cartão postal e correio para evitar fakes na eleição dos EUA

AFP/Getty Images
Imagem: AFP/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

18/02/2018 13h13

O Facebook vai usar cartões postais enviados pelos correios dos Estados Unidos durante este ano para verificar a identidade e o endereço das pessoas que querem comprar um espaço publicitário na rede social. A informação foi dada neste sábado (17) por Katie Harbath, diretora global de políticas do Facebook. Em princípio, isso vale apenas para anúncios eleitorais.

A nova verificação é mais uma tentativa do Facebook para responder às críticas de que as redes sociais não conseguiram detectar e responder satisfatoriamente às notícias falsas e ao uso das plataformas para espalhar desinformação durante as eleições presidenciais de 2016 nos EUA.

Os cartões postais conterão um código, que será exigido quando uma propaganda mencionar um candidato específico.

"Se você publicar um anúncio mencionando um candidato, nós enviaremos um cartão postal e você terá que usar esse código para provar que você está nos Estados Unidos", disse Harbath.

"Não vai resolver tudo", admitiu à Reuters. Mas o envio de códigos pelo correio tradicional foi o método mais eficaz que a empresa de tecnologia achou para evitar que os russos e outros atores mal-intencionados adquiram anúncios, disse Harbath.

A lei dos EUA proíbe que estrangeiros contribuam ou doem dinheiro ou qualquer outra coisa de valor a campanhas.

Na sexta-feira (16), um tribunal federal norte-americano indiciou 13 cidadãos russos e três entidades russas acusados de interferir na eleição presidencial de 2016, entre Hillary Clinton e Donald Trump.

As acusações descreveram uma conspiração que começou em 2014 para perturbar a eleição dos EUA por pessoas que adotaram identidades online falsas para propagar mensagens de discórdia. Elas viajaram aos EUA para coletar inteligência e realizaram comícios políticos enquanto fingiam ser norte-americanos. (Com Reuters)