Elon Musk recebe permissão para construir túnel de trem futurista

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/Business Insider

    Hyperloop promete revolucionar transporte entre cidades dos EUA.

    Hyperloop promete revolucionar transporte entre cidades dos EUA.

Os negócios de Elon Musk não são apenas carros elétricos, foguetes espaciais e lança-chamas. Outro projeto do empresário, o Hyperloop, sistema de transporte que promete revolucionar as viagens de longa distância, está um pouco mais perto de se concretizar: Musk conseguiu permissão para escavar um terreno em Washington, onde deve ficar uma das estações do sistema.

O Hyperloop vai ligar a capital dos EUA e Nova York por um túnel subterrâneo e promete realizar viagens entre as duas cidades em 29 minutos. Hoje, uma viagem de carro entre as duas cidades levaria pouco mais de 4h. O sistema vai conectar as cidades de Nova York, Filadélfia, Baltimore e Washington.

VEJA TAMBÉM:

Além da prefeitura de Washington, o governo de Maryland já aprovou o projeto. O trecho Washington-Baltimore será a porção inicial do projeto. O Hyperloop também conta com a "aprovação verbal" da Casa Branca, o que quer que isso signifique. 

Ainda não se sabe o tamanho ou a profundidade da escavação que será realizada pela The Boring Company, empresa de Musk responsável pelo projeto. Um "túnel de teste" com pouco mais de 3 km foi escavado na sede da SpaceX, na Califórnia.

Transporte rápido subterrâneo

O Hyperloop será um sistema de transporte que funciona em um túnel fechado a vácuo e, portanto, livre da resistência do ar, o que permitirá aos veículos alcançarem velocidades maiores. Dentro do Hyperloop, as cápsulas com até 16 passageiros viajarão por trilhos elétricos entre as estações.

A The Boring Company está desenvolvendo a tecnologia para escavar e reforçar os túneis, numa tentativa de baratear a construção do Hyperloop. O objetivo da empresa é que a escavação custe uma pequena fração do que é gasto com túneis de metrô.

Especialistas em transporte têm dúvidas sobre a capacidade da The Boring Company para construir o sistema de forma rápida e não tão cara - Elon Musk tem um histórico de prometer mais do que consegue cumprir, como no caso da produção lenta do carro Tesla Model 3.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

LEIA MAIS

UOL Cursos Online

Todos os cursos