Topo

Seria o Uber Express a nova van da galera? Serviço te faz andar até o carro

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL*, em São Paulo

21/02/2018 13h22

O Uber apresentou nesta terça-feira (21) seu mais novo serviço ligado ao transporte privado. E para alegria geral (ou não), agora os motoristas vão trabalhar com uma espécie de van. Já explico.

Chamada de Uber Express, a modalidade é parecida com o serviço Pool (aquele em que os usuários compartilham a corrida), mas no Express são as pessoas que devem ir até o motorista, e não o contrário.

Segundo a empresa, as corridas serão mais bem mais baratas, cerca de 50% a menos do que a cobrada pelo Pool e 75% a menos do que o Uber X. E o tempo de espera para o usuário encontrar um carro disponível deve ser menor (de um a dois minutos).

O usuário, ao solicitar uma corrida, vai visualizar uma espécie de ponto de encontro mais próximo. É só caminhar até o local, esperar as outras pessoas com quem vai compartilhar a viagem (caso tenha) e iniciar a corrida depois que todas chegarem.

No final do transporte, os veículos deixarão os viajantes em outro ponto determinado pelo sistema. Depois é só cada um seguir para seu caminho final.

Veja se não lembra um pouco um serviço de van (popularmente conhecida como lotação)?

Uber Express - novo serviço de transporte - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O Uber explica que o ponto de encontro é calculado dinamicamente. O sistema verifica os pedidos que têm a mesma região como destino final e ao mesmo tempo analisa os que estão mais próximos no momento.

Caso esteja preocupado com o tempo que perderá andando, a empresa afirma que não será muita coisa. Em média, um ou dois quarteirões.

Uber Express - novo serviço de transporte 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Outra coisa importante: serão permitidos no máximo três passageiros por viagem. Ou seja, nada de ficar apertado como numa lotação.

O novo serviço, que estava em teste em Boston e São Francisco (EUA), foi lançado hoje em outras cidades norte-americanas, como Denver, Miami, Los Angeles, Filadélfia, San Diego e Washington DC. Em breve será lançado em Nova York. No Brasil, ainda não há um prazo.

* Com informações dos sites "The Verge" e "Mashable"