Topo

Airbnb quer bater 1 bilhão de hóspedes com programa de fidelidade e hotéis

Divulgação
Imagem: Divulgação

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL*, em San Francisco

22/02/2018 14h36

Mundialmente conhecido por suas acomodações baratas e, por vezes, estranhas, o Airbnb resolveu mudar seu projeto para se tornar mais popular. A meta é alcançar 1 bilhão de hóspedes por ano até 2028.

Para isso anunciou nesta quinta-feira (22) que passará a contar com opções de hotéis e pousadas e um programa de fidelidade. O evento para a imprensa mundial aconteceu em San Francisco (EUA), onde a empresa começou suas atividades, dez anos atrás. 

Romantik Hotel GMACHL (Salzburg, Áustria) - Airbnb lança novo serviço hospedando pessoas em hotéis - Reprodução - Reprodução
O Hotel Romantik fica em Salzburg, Áustria, e tem vista para a montanha de Kofel
Imagem: Reprodução

Novas categorias

Na prática, o Airbnb já conta (em silêncio, digamos) com alguns hotéis e pousadas no seu site. Mas, agora, eles serão categorizados dentro da plataforma.

As novas categorias são Casas de Férias, Casas Únicas, Pousadas e Hotéis Boutique (além das já existentes Lugar Inteiro, Quarto Inteiro e Quarto Compartilhado). 

Pousada Negril Treehouse Resort (Negril, Jamaica) - Airbnb lança serviço de hospedagem em hotéis e pousadas - Reprodução - Reprodução
O Hotel Negril fica na Jamaica e quem se hospeda fica a poucos passos do oceano
Imagem: Reprodução

A companhia quer trazer "experiências mágicas" para seus viajantes e, por isso, terá novas coleções de acomodações, além das já disponíveis Airbnb para famílias e Airbnb para trabalho. O turista poderá escolher experiências como: Conhecer Pessoas, Casamento, Lua de Mel, Viagem em Grupo e Jantar Especial. Essas coleções vão entrar na plataforma ainda este ano.

Outra novidade é a categorias Airbnb Plus, com propriedades selecionadas e checadas pela companhia em uma lista de 100 itens, e o Airbnb Luxo, que promete ter algumas das melhores casas do mundo. O Plus já conta com 2.000 casas em 13 cidades prontas para reserva, enquanto o Luxo será lançado ainda neste ano.

Airbnb Plus - locais em que o serviço funciona - UOL/Gabriel Francisco Ribeiro - UOL/Gabriel Francisco Ribeiro
Locais em que o serviço Airbnb Plus funciona
Imagem: UOL/Gabriel Francisco Ribeiro

Fidelidade

Para manter os viajantes engajados na plataforma, o Airbnb anunciou para 2018 o lançamento de um programa de fidelidade para hóspedes. Os viajantes que reservam com mais frequência poderão ser recompensados com benefícios em todos os processos da viagem – ainda não está claro quais serão os benefícios. O programa será oferecido primeiro para 10 mil hóspedes e será ampliado para todos os usuários até o fim do ano.

Atualmente, a plataforma já oferece algo semelhante aos anfitriões por meio do programa Superhosts, que já conta com 400 mil pessoas em todo o mundo. O serviço será expandido para mais 14 benefícios, que incluem URL personalizada, melhor exposição e facilidade para produtos em suas casas.

"O Airbnb deveria ficar melhor quanto mais você usa. Foi uma ideia das duas pessoas que mais utilizam [o serviço]. Fui no Twitter e perguntei o que as pessoas queriam em um programa de fidelidade e as respostas foram variadas, como ter um serviço de concierge (atendimento aos hóspedes) e pegar o usuário no aeroporto. Então decidi que deveríamos ter um Superguest”, Brian Chesky, CEO da empresa.

*O jornalista viajou a convite do Airbnb