Com nome bizarro e inteligência artificial, LG anuncia novo LG V30

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Novo LG V30S ThinQ é o top de linha da marca

    Novo LG V30S ThinQ é o top de linha da marca

Se você estava curioso para conhecer os detalhes do mais novo smartphone da LG, a espera acabou. Mas se a espera era pelo G7, você vai ter que se contentar com novas versões do LG V30, ótimo celular top de linha lançado há alguns meses na IFA, a feira de Berlim, e que não chegou ao Brasil até hoje.

A nova versão seria lançada durante a MWC 2018 (Mobile World Congress), que começa oficialmente nesta segunda (26) em Barcelona, mas o anúncio antecipado talvez tenha sido uma estratégia para a marca não ser ofuscada pela Samsung, que lançará seus novos celulares top de linha nesta tarde: o S9 e S9 Plus.

Voltando às novidades da LG, a primeira coisa que é preciso comentar é o nome bizarro. O até então V30 recebeu um complemento e agora se chama LG V30S ThinQ, uma referência à inteligência artificial usada em aparelhos eletrônicos exibidos durante a CES deste ano.

Além dele, existe uma versão Plus que carrega a mesma nomenclatura (LG V30S + ThinQ). O que muda é que ele será vendido com mais espaço de armazenamento. Todo o resto é igual.

A grande novidade dos celulares fica mesmo por suas com câmeras inteligentes desenvolvidas com inteligência artificial. Esta é a primeira vez que a LG adota a tecnologia em suas lentes e o objetivo é tornar a experiência para o usuário algo mais intuitivo.

Na prática, as câmeras conseguem recomendar o melhor modo de disparo em função do objeto mostrado, um sistema de conselhos de compras com base no reconhecimento das imagens e opções exclusivas de comando de voz no Google Assistente.

É só apontar a câmera para um objeto ou cena e a Vision AI, como foi chamada a tecnologia, faz uma varredura em seus dados e recomenda automaticamente o melhor modo de disparo. Traz oito modos específicos de reconhecimento: retrato, comida, animal de estimação, paisagem, cidade, flor, nascer e pôr do sol.

Entre os itens analisados pela inteligência artificial da LG estão os ângulos de visão, as cores do objeto ou cena, a iluminação e os níveis de saturação. Para funcionar, o sistema de inteligência artificial da LG foi alimentado com 100 milhões de imagens. A nova câmera também promete medir e ajustar brilho para ambientes com pouca luz.

A inteligência artificial do novo V30 também poderá dar conselhos de compras com base no reconhecimento das imagens. Ao apontar a câmera para um objeto, o sistema inicia uma pesquisa de imagens e consegue exibir diferentes opções de compra, podendo inclusive listar os produtos com o menor preço.

Mais espaço de armazenamento

O LG V30S ThinQ conta agora com 6 GB de memória RAM (aquela que ajuda no processamento do celular). A versão anterior contava com 4 GB.

O usuário poderá comprar o aparelho com 128 GB de espaço de armazenamento ou o modelo + (Plus) com 256 GB.

Outras características são que os smartphones são compatíveis com reconhecimento de voz, reconhecimento facial e sensor de digital. Além disso, eles foram desenvolvidos com tecnologia para carregamento sem fio e é resistente à água e a poeira.

Infelizmente, não há previsão da chegada das novas versões do LG V30 no Brasil. O UOL Tecnologia está em Barcelona para o MWC 2018 e vai trazer todos os detalhes para você a partir desde domingo (25).

K8 e K10 2018

A LG também confirmou nesta semana a atualização da linha intermediária K, considerada pela marca um de seus sucessos de venda, incluindo o Brasil.

O novo K10 ganhou três versões: K10+, K10 e K10 α. A melhor delas, a K10+, terá a mesma câmera traseira de 13 MP encontrada no LG G6, além de uma câmera frontal de 8 MP que suporta o efeito "bokeh" (desfoque de fundo) visto nos iPhones e Galaxys recentes.

Já a câmera traseira de 8 MP do K8 ganhará disparo por gestos e flash para selfie, além de vir com HDR, recurso que deixa as fotos mais nítidas com mais níveis de luminosidade e contraste.

As outras especificações da nova linha K são modestas: processador de 1,3 (K8) e 1,5 GHz (K10), memória RAM de 2 e 3 GB (este último só no K10).

As novas versões da série K devem chegar ao Brasil no primeiro semestre deste ano, segundo a empresa.

A LG também informou que o sucessor da família de celulares top de linha será anunciado também no primeiro semestre de 2018. Será o LG G7? Vamos aguardar.

Ficha técnica: LG V30S ThinQ e LG V30S + ThinQ

Tela: 6,1 polegadas QuadHD + OLED FullVision Display (2880 x 1440 / 538ppi)
Sistema Operacional: Android 8.0 Oreo
Processador: Qualcomm ® Snapdragon ™ 835
Memória: 
- V30S ThinQ: 6 GB de RAM  e 128 GB de armazenamento (compatível com microSD de até 2 TB)
- V30S + ThinQ: 6 GB de RAM e 256 GB de armazenamento (compatível com microSD de até 2 TB) 
Câmeras: principal dupla com 16 MP e 13 MP  e frontal de 5 MP com grande angular
Dimensões e peso: 151,7 x 75,4 x 7,3 mm e 158g
Bateria: 3.300mAh
Cores: novo marroquino azul e novo cinza platino
Preço: Não divulgado

Ficha técnica: K8

Tela: LCD de 5 polegadas e resolução HD (1280 x 720 pixels)
Sistema operacional: Android 7.1.2 com interface LG
Processador: octa-core 1,3 GHz
Memória: 16 GB de armazenamento (aceita microSD até 32 GB) e 2 GB de memória RAM 
Câmeras: 8 MP (traseira) e 5 MP (frontal)
Dimensões e peso: 146,3 x 73,2 x 8,2 mm e 152 g
Bateria: 2.500 mAh
Preço: não divulgado

Ficha técnica: K10+, K10 e K10 α

Tela: LCD de 5,3 polegadas e resolução HD (1280 x 720 pixels)
Sistema operacional: Android 7.1.2 com interface LG
Processador: octa-core 1,5 GHz
Memória: 32 GB de armazenamento e 3 GB de memória RAM (K10+); 16 GB de armazenamento e 2 GB de RAM (K10 e K10 α); todos aceitam cartão de memória microSD
Câmeras: 13 MP (traseira) e 8 MP (frontal) no K10+ e K10; 8 MP (traseira) e 5 MP (frontal) no K10 α
Dimensões e peso: 148,7 x 75,3 x 8,68 mm e 162 g
Bateria: 3.000 mAh
Preço: não divulgado

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos