Topo

É Vero, só se fala nisso: rede social tenta desbancar Instagram e Facebook

Vero se tornou a rede social do momento: por quê? - Reprodução
Vero se tornou a rede social do momento: por quê? Imagem: Reprodução

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

01/03/2018 04h00

Se você está cansado das redes sociais que existem por aí, apareceu uma nova opção chamada Vero - True Social ("verdade", em italiano; "social de verdade", em inglês). Aparentemente, tem muita gente migrando para ela. Muita mesmo: foi mais de um milhão de usuários registrados em poucos dias, o que gerou inclusive uma série de problemas técnicos.

O primeiro que conseguir postar uma foto avisa!

Mas o que é esse aplicativo, por que ele tem atraído tantas pessoas e , claro, por que já rolaram polêmicas?

Inicialmente, o Vero nada mais é do que uma rede social como já conhecemos: para compartilhar fotos e links, assim como assuntos que "unem" pessoas - filmes, música, locais, TV, livros... Pareceu com algo que já existe, né?

Veja também:

Mas calma que tem diferença. Em primeiro lugar, o Vero planeja ser um site que se difere do Facebook e Instagram por ser contrário ao algoritmo - você sabe, aqueles códigos misteriosos das plataformas dominadas por Mark Zuckerberg que ditam o que cada pessoa vê em sua timeline.

A ideia é realizar o que chama de "conexões reais". Diferentemente dos concorrentes, no Vero tudo é mostrado em ordem cronológica - lembra como eram as redes sociais nos primórdios?

Mais do que isso, o novo site afirma que o usuário terá um controle simples sobre quem pode ver tudo o que a pessoa compartilhará - em categorias como "amigos próximos", "amigos", "conhecidos" e "seguidores".

O Facebook até conta com algo do tipo, mas é um pouco complexo e só quem realmente tem grande preocupação com privacidade acaba usando o recurso. No Vero, tudo promete ser mais estável. A plataforma ainda conta com alguns influenciadores, como o diretor Zack Snyder, para atrair usuários.

Sem propagandas

Um outro elemento que tem feito o Vero se popularizar é que ele, teoricamente, não tem espaço para propagandas e defende isso em manifesto: diz que os sites já existentes fizeram falsas promessas e que em sua plataforma os clientes serão os usuários, não os publicitários.

Vero faz sucesso por não ter algoritmo e propaganda, além de exibir conteúdo em ordem cronológica - Reprodução - Reprodução
Vero faz sucesso por não ter algoritmo e propaganda, além de exibir conteúdo em ordem cronológica
Imagem: Reprodução

Agora, como então vai ganhar dinheiro? Aí é que está: haverá no futuro um sistema de assinatura para usuários - ou seja, você terá que pagar.

Para falar a verdade, não será muito diferente do que é hoje, já que você paga o Facebook fornecendo dados que são vendidos a empresas de publicidade. Com o dinheiro saindo diretamente do bolso do usuário, pode ser até mais transparente.

Em breve, o app pretende confirmar o início de suas atividades e os preços das assinaturas. Por enquanto, não cobrará nada dos primeiros milhões de usuários cadastrados - foi por isso que a rede social virou tendência nos últimos dias.

Polêmicas à vista

Mas fique atento: a plataforma já está envolvida em polêmicas. Isso porque seu CEO é uma figura, no mínimo, peculiar.

O nome dele é Ayman Hariri. O cofundador da empresa é o herdeiro riquíssimo de um bilionário ex-político libanês, que é acusado de corrupção. Mais do que isso, é acusado de não pagar funcionários de uma de suas empresas e até de tráfico de pessoas. Coisa pesada.

A página em si também tem colecionado polêmicas. Os termos de uso do site, por exemplo, dizem que a Vero pode usar todo o conteúdo que você gera, incluindo curtidas e tudo o que você sobe no seu perfil - algo como os sites atuais, criticados pela nova rede social, já fazem.

Outro problema notado por usuários que já se arrependeram de entra na nova rede social é a dificuldade para deletar a conta.

O processo não é tão simples como clicar em um botão. Na verdade, aparentemente é necessário que você envie um pedido por meio do site da companhia para excluir seu perfil. E se a conta é realmente desativada depois, ninguém sabe.

Em entrevista ao site Mashable, o criador do site diz que pretende tornar mais fácil deletar contas no futuro. Mas isso não é algo que um site sério faria desde o início?

Se você gostou do propósito do site e quer ir em frente, vá fundo. Pelo menos na teoria ou em partes, o Vero soa como algo que as redes sociais deveriam seguir. O aplicativo parece ser uma plataforma em que você tem mais controle sobre seu conteúdo.