Obsolescência programada? Vida útil de produtos Apple é de 4 anos e 3 meses

Do UOL, em São Paulo

  • Gabriel Francisco Ribeiro/UOL

    Até quando vai durar seu iPhone X?

    Até quando vai durar seu iPhone X?

Quem tem um iPhone mais velhinho sabe a dor de cabeça que é ver o aparelho ficar mais lento a cada atualização do sistema de celular. A Apple explicou que faz isso para prolongar a vida útil do smartphone, o que não ajuda e até provoca uma interpretação contrária, de que a empresa quer encurtar o ciclo de vida dos produtos.

Mas, você já pensou qual é a duração de iPhone ou de outros produtos da Apple, como um Mac ou um iPad? O analista de mercado mobile Horace Dediu fez a conta e descobriu que as pessoas passam, em média, 4 anos e 3 meses com o mesmo aparelho da marca antes de mudar para outro modelo.

Dediu fez uma relação direta entre o número de aparelhos vendidos e o de dispositivos ativos, usando informações fornecidas pela Apple em seu último relatório financeiro. Segundo os dados da Apple, a cada três produtos vendidos, dois ainda estão ativos.

VEJA TAMBÉM:

Reprodução/Horace Dediu
Gráfico feito pelo analista mostra como a vida útil do iPhone evoluiu ao longo dos anos.

O analista aponta que existiam 2,05 bilhões de produtos Apple aposentados acumulados e 1,3 bilhão de produtos ativos no final de 2017 - uma diferença de 750 milhões de produtos, entre celulares, tablets e computadores.

Segundo Dideu, 750 milhões foi o número de produtos Apple vendidos no terceiro trimestre de 2013. A expectativa de vida desses produtos, portanto, é de 17 trimestres ou 4 anos e 3 meses. Parece um período bem aceitável para um smartphone ou Apple Watch, mas nem tanto para um computador.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

LEIA MAIS

UOL Cursos Online

Todos os cursos