Topo

Mais um capítulo desta guerra: Android está vencendo iOS em lealdade de fãs

Reprodução
Imagem: Reprodução

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

09/03/2018 12h33

O sistema operacional Android, do Google, está prestes a completar dez anos como o maior rival do iOS dos iPhones. Essa década de guerrinha, com fãs defendendo seu lado e atacando o outro, ganhou um novo capítulo com uma pesquisa que reafirma a crescente lealdade dos usuários do Android.

O relatório da Consumer Intelligence Research Partners (CIRP) divulgado nesta sexta-feira (9) descobriu que a fidelidade ao Android nos Estados Unidos manteve-se alta desde o início de 2016 e chegou aos níveis mais altos já vistos.

VEJA TAMBÉM:

Atualmente, o Android tem uma taxa de fidelidade de 91%, contra 86% do iOS.

A pesquisa diz ter chegado a esta conclusão com dados de "clientes dos EUA que permaneceram em seu sistema operacional quando trocaram de telefone em 2017", embora não esclareça a quantidade de clientes ou de onde os dados vieram.

De janeiro de 2016 a dezembro de 2017, a fidelidade ao Android variou de 89% a 91%, enquanto ao iOS foi menor, variando de 85% a 88%.

Mas ei, fãs da Apple, continuem lendo.

Há uma informação importante nesta história. A própria CIRP ressalta que a porcentagem de usuários "vira-casaca" é algo diferente do número total de pessoas que mudam de sistema.

Como o Android tem uma base bem maior de usuários do que o iOS, essa taxa de 9% de pessoas que foram do Android ao iPhone também representa, na verdade, um número maior de pessoas. Logo, tudo indica que o iOS ganha mais usuários do Android que o inverso.

Me dê motivos

Para Mike Levin, sócio da CIRP, os usuários se baseiam bastante na sua marca de preferência ao comprar ou trocar de celular.

"Com apenas dois sistemas operacionais neste momento, parece que os usuários agora escolhem um, aprendem sobre ele, investem em apps e armazenamento e continuam com ele. Agora, Apple e Google precisam descobrir como vender produtos e serviços a essas bases de clientes leais", disse ele ao "Techcrunch"

De fato, a grande vantagem do Android sobre o iOS é a grande oferta de marcas e modelos de smartphone disponíveis no mundo, para todos os preços e diferentes públicos.

A Apple opta pelo controle total do iOS e o mantém exclusivo aos seus iPhones, iPods e iPads, uma quantidade e variedade de produtos menor e mais cara que o contingente com Android.

A consultoria também se limitou aos EUA, então é difícil sabermos se é um fenômeno mundial. Mas como estamos falando do terceiro maior mercado de smartphones do mundo e o maior do ocidente, segundo a consultoria Canalys --perde para a líder China e a Índia-- podemos ver uma possível tendência.

Vale a pena notar que o sistema do Google não tinha uma base tão leal em outros anos. Segundo métricas mais antigas do CIRP, em 2013 os proprietários de iPhone foram considerados mais leais do que os usuários do Android. Mas isso mudou no ano seguinte, e o Android cresceu desde então. 

Dicas de Tec: use o fone para tirar selfies sem tremer

UOL Notícias