Topo

Se liga na invenção de Musk para transportar pessoas por túneis no vácuo

Fabiana Uchinaka

Do UOL, em São Paulo

10/03/2018 11h19

Talvez você conheça Elon Musk como o dono da Tesla (carros elétricos) ou da SpaceX (foguetes), mas é na Boring Company que ele apresenta suas ideias mais, digamos, diferentes. 

Em tese, ela trabalha na escavação de túneis para fazer meios de transporte subterrâneos, mas recentemente passou a vender lança-chamas --e vendeu mesmo: 20 mil lança-chamas de US$ 500 cada um, ou seja, mais US$ 10 milhões na conta em 4 dias.

Agora ele mostrou como vai ser mais uma de suas "viagens": o Hyperloop, um sistema de transporte muito doido, que pretende levar cápsulas com até 16 passageiros por túneis fechados a vácuo e, portanto, livres da resistência do ar.

A tecnologia permitirá aos veículos correrem por trilhos elétricos e alcançarem velocidades maiores entre as estações. No vídeo acima, dá para ver que a cápsula corre a mais de 200 km/h --mas, dizem, a velocidade máxima será de 1.200 km/h.

musk - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
 

E o bilionário usou o Instagram para deixar um recado:

A Boring Company vai priorizar pedestres e ciclistas aos carros

Um outro vídeo da companhia já tinha mostrado como o túnel funcionaria para os carros:

"Ajustando o plano da Boring Company", escreveu ele. "Nós vamos transportar carros, mas somente depois que todas as necessidades do transporte em massa forem atendidas. É uma questão de cortesia e justiça. Se uma pessoa não pode comprar um carro, ela deve ter prioridade." 

Musk já conseguiu permissão para começar a escavar um terreno em Washington, onde deve ficar uma das mil estações previstas do sistema, que serão, segundo o idealizador, pequenas, "do tamanho de uma vaga de estacionamento".

A ideia é espalhar essas pequenas estações ao longo da linha, em vez de ter grandes estações como as do metrô.

O Hyperloop também vai ligar a capital dos EUA e Nova York por um túnel subterrâneo e promete realizar viagens entre as duas cidades em 29 minutos. Hoje, uma viagem de carro entre as duas cidades levaria pouco mais de 4h. O sistema vai conectar as cidades de Nova York, Filadélfia, Baltimore e Washington.

Além da prefeitura de Washington, o governo de Maryland já aprovou o projeto. O trecho Washington-Baltimore será a porção inicial do projeto. O Hyperloop também conta com a "aprovação verbal" da Casa Branca, o que quer que isso signifique.

Ainda não se sabe o tamanho ou a profundidade da escavação que será realizada pela The Boring Company. Um "túnel de teste" com pouco mais de 3 km foi escavado na sede da SpaceX, na Califórnia.

VEJA TAMBÉM: