Topo

Sabe aquele seu app favorito? Veja se ele está consumindo toda sua internet

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/03/2018 04h00

Você está usando o seu celular e, quando mais precisa do seu plano de dados, descobre que passou do limite de sua franquia e terá que passar dias navegando com velocidade reduzida. Ou, pior, fica completamente sem acesso à internet.

Quem nunca passou por isso, não é mesmo? Há, claro, algumas formas de economizar os preciosos megabytes de sua franquia de internet -- desativando o uso de dados por aplicativos em segundo plano, por exemplo--, mas isso pouco resolve no final do mês.

O motivo para isso é que, por mais que você não utilize o 3G ou 4G do celular para atividades pesadas, como ver vídeos, alguns recursos bastante populares do celular consomem mais do que você imagina.

Para mostrar isso, UOL Tecnologia fez um teste utilizando 13 aplicativos bastante comuns, indo de serviços de streaming de vídeo como a Netflix até os triviais Facebook e Whatsapp.

Confira abaixo o resultado, medido em um celular Android por meio do app My Data Manager.

Lobo em pele de cordeiro

Você acha que consumo de dados alto é apenas culpa de aplicativos de streaming de vídeos e música? Então, achou errado: apps de redes sociais e mensagens podem drenar rapidamente sua franquia de dados.

Prova disso é o consumo do Whatsapp: a troca de mensagens em si não é problema, mas fotos e vídeos podem ser grandes vilões de consumo.

No teste, que apontou um consumo de 56,3 MB, enviamos um vídeo de 10 segundos e recebemos um de pouco mais de dois minutos. Não é algo incomum, especialmente para quem faz parte de grupos.

O Messenger do Facebook também foi testado com 20 mensagens, incluindo imagens, gifs, links e textos longos. O resultado foi um consumo de 11,1 MB.

Navegar em redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram também pode causar um impacto considerável, especialmente se recursos como a reprodução automática de vídeo estiverem ligados. Em um teste de uso de 10 minutos, o Facebook consumiu 36 MB, o Twitter, 30,4 MB e o Instagram, 16,9 MB.

Por fim, temos o navegador Chrome. Com o recurso de economia de dados desativado (disponível nas configurações do app), abrir 20 páginas consumiu 36,7 MB. Não é pouco, especialmente para quem tem o hábito de utilizar o navegador para, por exemplo, ler notícias.

"Bicho-papão" e destaques positivos

Nenhum app, porém, superou o consumo do YouTube. Assistir 10 minutos de vídeos, em diversas resoluções, nos custou 105 MB.

É uma quantidade de dados surpreendentemente superior à consumida por outro serviço de streaming, a Netflix, que em dez minutos de vídeo gastou 38,3 MB. 

Outro serviço que se destacou nesse sentido foi o Spotify, que usou míseros 2,02 MB para reproduzir 10 minutos de música. Em ambos os casos, a qualidade estava na opção "Automático".

Outros apps que consumiram pouco foram os navegadores GPS. Destaque para o Google Maps, que consumiu 3,8 MB em um percurso de 10 minutos, número bem inferior aos 13,1 MB do Waze.

Vale ressaltar que os valores aqui apresentados podem variar de acordo com o perfil de uso dos aplicativos e também de acordo com as configurações utilizadas tanto nos apps quanto no celular.

Há de se salientar que alguns aplicativos podem ter uso gratuito de acordo com a sua operadora de celular, fazendo com que o consumo de dados acabe não sendo descontado de sua franquia.