Topo

Alô, pais: app do YouTube para crianças mostra teorias conspiratórias

É bom tomar cuidado com o que seu filho vê no celular - Getty Images
É bom tomar cuidado com o que seu filho vê no celular Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

17/03/2018 15h06

O aplicativo do YouTube para crianças deveria ser uma área mais “light” em que pais poderiam deixar seus filhos ver conteúdos sem se preocupar com o que estão assistido. Deveria. Aparentemente, o site tem sugerido a garotos e garotas uma enorme gama de vídeos conspiratórios.

A denúncia foi feita pelo site Business Insider. Na plataforma, foram achados vídeos que remontam a David Icke, famoso teórico de conspirações em que ele alega que o mundo é dominado por híbridos de humanos e répteis e que aliens construíram as pirâmides do Egito.

Veja também: 

Se procurar o termo “pouso na Lua” em inglês, o app ainda mostrava ao menos três vídeos que diziam que a chegada do homem no satélite natural foi uma farsa, Ele também conta com conteúdos que alegam que a Terra é plana - tudo isso dentro do aplicativo dedicado para crianças.

Na teoria, o app tinha que filtrar conteúdos ofensivos e adultos, deixando na plataforma apenas vídeos saudáveis e infantis. Assim, pais não precisariam checar a todo instante o que seus filhos estão assistindo.

Por exemplo: ao procurar “pornografia”, é mostrada uma mensagem de erro amigável que pede que o usuário busque outra coisa.

Segundo o Business Insider, o YouTube removeu ao menos 25 vídeos após a denúncia do site e bloqueou o canal de David Icke da plataforma para crianças.

Em um comunicado, o app admitiu que seus sistemas “não são perfeitos” e que de vez em quando podem errar. A plataforma afirmou que continuará trabalhando para melhorar a experiência no app YouTube Kids.

Esta não é a primeira vez que o aplicativo é criticado por mostrar vídeos conspiratórios. O próprio site tem tomado medidas para diminuir essas publicações – a mais recente envolve a adição de textos da Wikipedia ao lado dos vídeos.