Topo

E o seu celular? Cinco milhões de Androids foram vendidos com malware

Falha afeta milhões de celulares - iStock
Falha afeta milhões de celulares Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

17/03/2018 16h08

Nada menos que quase cinco milhões de celulares ao redor do mundo com o dispositivo Android foram vendidos com um malware instalado antes de chegar aos consumidores. A denúncia foi feita pela empresa Check Point Mobile Security.

Entre as marcas com smartphones afetados, estariam Samsung, Xiaomi, Huawei, Oppo, Vivo e Gionee. O malware envolvido na falha de segurança seria o RottenSys, que poderia abrir portas de permissão do Android e facilitar a utilização de aparelhos por cibercriminosos.

Veja também: 

Segundo a denúncia, a instalação dos malwares ocorreu depois da saída dos dispositivos das fábricas, em meio ao processo de envio para os usuários. A maior suspeita é a Tian Pai, empresa de logística chinesa sediada em Hangzhou e que é distribuidora oficial dos aparelhos com malware.

O malware se disfarça de um serviço de wi-fi e, após alguns dias “adormecido”, começa a agir se conectando a servidores remotos, faz downloads sem notificar usuários (incluindo apps maliciosos) e exibe publicidades possivelmente maliciosas trocando as originais em páginas da internet. A tela inicial do smartphone também pode ser afetada, com o aparecimento de janelas pop-up.

A falha estaria em circulação desde setembro de 2016, em quase 5 milhões de celulares. Ainda não se sabe a origem do malware e qual grupo é responsável por ele.

Para evitar o golpe e checar se o seu dispositivo está afetado, você deve acessar a aba de aplicativos nas configurações do Android, selecionar todas as aplicações e procurar pelas seguintes:

- com.android.yellowcalendarz (????)
- com.changmi.launcher (????)
- com.android.services.securewifi (??WIFI??)
- com.system.service.zdsgt

Se algum deles aparecer por ali, você deve clicar sobre e desativar, desinstalando o arquivo malicioso na sequência. É bom ainda fazer uma limpeza no celular com apps de empresas de antivírus.