Topo

Quem leva a melhor num teste de resistência: S9, S9+, S8 ou iPhone X?

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

20/03/2018 13h26

Talvez você queria saber qual celular é mais resistente: os novos Samsung Galaxy S9 e S9+, o Galaxy S8 ou o iPhone X? Mas, claro, não vai querer descobrir isso na prática com o seu celular novinho em folha. Mais provável que saia da loja já com capinha e película de tela, não é?

Felizmente dois canais de YouTube resolveram testar a resistência dos aparelhos em diversos tipos de prova. A razão para isso foi comprovar - ou não - a alegação da Samsung de que os novos S9 e S9+ têm uma proteção de vidro 20% mais espessa e uma carcaça de alumínio mais resistente do que o S8.

Ainda que mais espesso, o vidro dos Galaxy S9 utiliza a mesma tecnologia Gorilla Glass 5 do S8, algo que não está presente no iPhone X, apesar de todos eles usarem a mesma tela Oled.

Como é na prática?

No teste do canal Square Trade, os novos Samsung passaram por quatro provas de resistência: uma queda de 1,82 metro de altura com a traseira, outra queda dessa mesma altura com a tela para baixo, a passagem por uma espécie de centrífuga por um minuto e uma tentativa de "dobrar" o telefone.

O único teste no qual o aparelho sobreviveu totalmente foi o de "dobrar". Nos demais, os vidros que circulam o S9 e o S9+ trincaram, com resultados piores para a versão maior do celular. Ainda assim, os danos ficaram limitados aos vidros, sem afetar outros componentes

Na escala de "quebrabilidade" desenvolvida pelo canal, o S9 ficou com 71 pontos e o S9+ com 76 pontos. Os Galaxy S8 e S8+ tinham marcado 76 e 77 pontos, respectivamente. Quanto maior o número, maior a chance do aparelho sofrer danos.

E o iPhone X? Bem, o aparelho foi testado pelo Square Trade na época de seu lançamento e foi mal, sendo chamado de o iPhone mais quebrável de todos os tempos e atingindo a marca de 90 pontos.

A razão para isso é que o vidro não foi capaz de "se sacrificar" para salvar componentes internos do aparelho, que acabaram danificados com o teste.

Lado a lado

Outro teste foi feito pelo canal PhoneBuff. Desta vez, lado a lado, Samsung S9+ e iPhone X passaram por quatro rodadas de testes, todas envolvendo uma queda de 1,45 metro, porém em ângulos distintos.

Neste caso, o iPhone X se saiu melhor nas quedas de traseira e de quina - essa última, tradicionalmente letal para aparelhos revestidos de vidro.

A situação mudou a favor do S9+ na queda com a tela virada para baixo, quando o Samsung não apresentou nenhum dano e o iPhone X trincou o vidro.

A vitória definitiva do Samsung veio no teste de quedas repetidas. Após cinco quedas, a tela do iPhone não reconhecia mais gestos, inclusive o usado no desbloqueio. O S9+ demorou sete quedas para apresentar os primeiros defeitos, no caso, as câmeras deixaram de funcionar.

Após a décima queda, o display do aparelho funcionava normalmente e era possível fazer ligações - algo especialmente importante para chamar por socorro em caso de acidentes.

Conclusão

O S9 leva certa vantagem sobre o S9+, por conta do tamanho. iPhone decepciona ao não se sacrificar a tela para poupar o resto, mas parece ter quinas melhores.