Quer um fone de ouvido? Este guia te ajuda a achar o par perfeito para você

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

Fones de ouvido 1 - Yoda

Música faz parte da vida de muita gente. Há quem não consiga trabalhar sem estar ouvindo algo, quem aproveite o transporte público para descobrir novos artistas ou quem não dispense um som para embalar os exercícios na academia --ou fora dela.

Mas nem só de música vive um fone de ouvido. Eles são uma mão na roda na hora de atender telefonemas, ouvir mensagens de áudio ou assistir Stories, vídeos do Facebook e séries da Netflix. Sem falar que os podcasts e as newsletters (que costumam vir com a opção "ouvir") também voltaram a ter espaço nos nossos corações.

O que pouca gente sabe é que escolher um fone de ouvido envolve mais coisa além da marca e do preço que você está disposto a pagar. Na verdade, o seu perfil de uso e o resultado esperado é o que mais importa na hora de escolher entre os tipos disponíveis no mercado.

fones 1

Os fones de ouvido podem ser agrupados em quatro categorias:

  • earbuds: o tipo mais comum, que acompanha celulares e fica na entrada do canal auditivo, podendo ter alças para orelha ou não
  • intra-auriculares: se encaixam no canal auditivo por meio de borrachas
  • supra-auriculares: possuem arco sobre a cabeça e almofadas que se apoiam na orelha (há modelos que envolvem parte da orelha e outros que se apoiam totalmente sobre ela)
  • circoauriculares: também usam arcos sobre a cabeça, mas são capazes de envolver as orelhas por completo.

UOL
Diferentes modelos: earbuds, intra-auriculares, supra-auriculares e circoauriculares

Já falamos aqui que ter um fone de qualidade não é frescura. Mas, além disso, você deve prestar atenção ao modelo, já que cada uma das variações acima tem um uso recomendado.

Veja abaixo qual é o melhor para você

Sou exigente

fones 7

Sabe aquela pessoa que quer silêncio absoluto na hora de ouvir uma música e, eventualmente, fica voltando trechos de melodias para captar cada detalhe? Então, certamente ela não vai querer que barulhos externos a incomodem na hora de curtir um som.

Para esse tipo de pessoa, fones do tipo intra-auriculares e circoauriculares são os mais recomendados, especialmente por serem os que melhor isolam o barulho externo, evitando assim que haja a necessidade de aumentar o volume do som para compensar os ruídos externos.

Caso você tenha um dinheiro a mais para investir, vale a pena procurar um modelo com redução de ruído ativa.

Só malho com música

fones 6

Tem pessoas que pegam o celular e o fone de ouvido antes mesmo de calçar o tênis para ir correr, praticar esportes ou partir para a academia.

Se você faz esse tipo, sabe o que é lidar com fones que caem da orelha enquanto você corre --ou, pior, que ficam danificados devido ao suor.

Nesse caso, o ideal é investir em fones esportivos, que, em geral, consistem em earbuds com alças para prender atrás da orelha. Os modelos intra-auriculares, por se prenderem ao canal auditivo, também podem ser uma boa pedida. Neste caso, opte por um que seja resistente ao suor.

E, como bônus, a escolha de um modelo Bluetooth também pode ajudar.

Sou antissocial (ou quero me concentrar)

fones 5

Você vive de mau humor, detesta contato social e quer se isolar do mundo? Talvez você só queira isolar o barulho para se concentrar numa tarefa.

Neste caso, a recomendação é similar à feita para quem quer ouvir músicas nos mínimos detalhes: modelos intra-auriculares ou circoauriculares, que isolam o usuário do que está acontecendo ao redor.

Outra dica é investir em um modelo com redução de ruídos. Eles são mais caros, mas essa função adicional permite anular boa parte dos sons exteriores mesmo quando o fone não reproduz nenhuma música.

Não posso perder contato com o mundo

fones 4

Essa é uma situação bastante comum: você está no trabalho, quer ouvir música, mas precisa manter a atenção no que acontece ao redor, seja para responder outras pessoas ou atender ao telefone.

Neste caso, o caminho é usar um fone que não isole completamente o ambiente exterior. Os modelos mais indicados para isso são os tradicionais earbuds ou, então, os supra-auriculares, em especial os que não envolvam nenhuma parte da orelha.

A recomendação também vale, por exemplo, para quem anda de bicicleta pelas ruas, já que, por questões de segurança, o ideal é que o som externo não seja isolado. Neste caso, também, o ideal é que não se utilize um volume alto, especialmente se os fones forem do tipo que deixam o som vazar.

Minhas orelhas doem

fones 3

Quem nunca ficou com dor nas orelhas depois de usar fones por um tempo? São muitos formatos e tamanhos de orelhas e nem sempre um fone se adapta a todas. 

Se você quer conforto, fique longe dos modelos supra-auriculares, já que eles tendem a "amassar" a sua orelha. Fones circoauriculares costumam ser os mais confortáveis, por serem bem acolchoados. Mas há modelos de earbuds e intra-auriculares que oferecem um alto grau de conforto para longas sessões de música ou filmes, por terem um design muito bem pensado para isso. É o caso, por exemplo, dos fones que acompanham os celulares top de linha. Em todos os casos, o ideal é testar modelos distintos até achar um que você possa chamar de seu.

Quero ficar estiloso

fones 2

Você acha que ouvir música não é apenas um hobby, mas, sim, um estilo de vida? Então, nada mais justo do que incorporar os fones de ouvido ao seu estilo de se vestir.

Nesse caso, a ideia é que o dispositivo fique à mostra, na cabeça ou no pescoço mesmo. Se for essa a ideia, parta para os fones supra-auriculares, que possuem modelos de diversas cores e estilos distintos capazes de completar o seu visual.

Você pode combinar a imponência com qualidade do som, conforto e isolamento de ambiente, mas aí, prepare o bolso.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos