Topo

Facebook desativa mais de 500 mil perfis envolvidos em golpes na rede

Do UOL, em São Paulo

26/03/2018 19h13

O Facebook revelou hoje (26) que mais de meio milhão de perfis na rede social estavam relacionadas a golpes nos usuários.

Para combater as atividades fraudulentas, o Facebook apresentou novas técnicas de 'machine learning', um dos principais tipos de inteligência artificial, para detectar esses perfis e agir para coibir essas práticas.

VEJA TAMBÉM:

"Os golpes financeiros são executados, principalmente, por pessoas que operam contas falsas manualmente. É por isso que nossos esforços para detectar e parar contas falsas são tão cruciais - queremos evitar as ações negativas que poderão aparecer mais tarde", explica Scott Dickens, gerente de produto do Facebook.

"Enquanto bloqueamos milhões de contas falsas que tentam se cadastrar na plataforma todos os dias, ainda precisamos nos concentrar nos potenciais fraudadores que conseguem criar contas. Nossos novos modelos de machine learning são treinados com base em fraudes prévias para ajudar a detectar novas", diz o executivo. "Por exemplo, procuramos casos em que as pessoas procuram falar com outras pessoas que estão muito além da sua rede de conexões, ou em volumes incomuns, juntamente com outros padrões de comportamento".

O uso da inteligência artificial e um time de revisores focados em detectar e avaliar fraudes permitiu que o Facebook agisse na remoção de mais de meio milhão de contas envolvidas em golpes financeiros na rede social.

Fui enganado no Facebook! E agora?

Se você já caiu num golpe no Facebook, em contato com suas autoridades locais. Se você vir uma postagem ou mensagem que tente enganá-lo para compartilhar informações pessoais ou enviar dinheiro, por favor, denuncie o perfil.

"Quando apropriado, notificaremos as autoridades legais para que elas possam investigar casos graves de fraude ou outras atividades ilegais", diz Dickens.