Topo

Após escândalo, Facebook simplifica controle de privacidade; veja como usar

Divulgação
Imagem: Divulgação

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

28/03/2018 14h25

Após o escândalo político envolvendo a consultoria Cambridge Analytica, o Facebook prometeu reagir. Um dos anúncios de Mark Zuckerberg na semana passada envolvia "tornar mais fácil para as pessoas desabilitarem o uso de seus dados por outros aplicativos". Nesta quarta-feira (28), ele começou a cumprir a promessa.

"A maioria dessas atualizações já está em andamento há algum tempo, mas os eventos dos últimos dias ressaltam sua importância", diz o texto assinado por Erin Egan, vice-presidente de privacidade do Facebook, e Ashlie Beringer, diretora jurídica adjunta da empresa --é, não está fácil quando uma mudança na plataforma Facebook requer o aval da advogada deles.

VEJA TAMBÉM:

Vamos às três mudanças do dia. A primeira delas é a alteração no visual das configurações para celulares. Em vez do usuário navegar por muitas telas até conseguir mudar o que deseja, tudo ficará na mesma tela, além de terem eliminado configurações "ultrapassadas", segundo a empresa. 

28.mar.2018 - Facebook simplifica acesso a controles de privacidade - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A segunda mudança é no menu "Atalhos de Privacidade", reformulado com muito mais imagens para ficar mais amigável. Os controles que importam já existiam, mas o anúncio do Facebook querem lembrar às pessoas que eles estão lá: autenticação de dois fatores (aquela com senha + SMS), revisão de postagens antigas, controle de exibição de anúncios e restrição de que amigos veem seus posts.

A terceira alteração é uma área nova, "Acesse Sua Informação", que deixa mais claro o que você pode excluir da sua linha do tempo ou perfil que não queira que esteja mais no Facebook.

28.mar.2018 - Facebook simplifica acesso a controles de privacidade - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Nesta mesma área há o link para fazer o download de toda a sua "vida no Facebook" até então. E é muita coisa. Além de possivelmente te deixar um pouco mais paranoico, isso é útil para transferir seu conteúdo para outras redes sociais ou para fins de backup.

O Facebook prometeu ainda, para as próximas semanas, uma atualização dos termos de serviço da rede social e da política de dados para "detalhar melhor quais dados coletamos e como os usamos". Uma medida compreensível, à medida que mais pessoas estão descrentes com a plataforma e querendo deletá-la de suas vidas.

Big data eleitoral que elegeu Trump tenta se firmar no Brasil

TV Folha