Esta tira de quadrinhos previu o celular com 60 anos de antecedência

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/thenib.com

O celular teria sido inventado em 1973 por John F. Mitchell e Martin Cooper, da Motorola, tornando-se um produto comercialmente viável em meados dos anos 90. Mas essa tira redescoberta pelo site "The Nib" teria antecipado a revolucionária invenção em seis décadas.

Intitulada "The Pocket Telephone: When Will It Ring?" (O telefone de bolso: quando vai tocar?), do cartunista William Kerridge Haselden --que assina W.K. Haselden--, a tira foi publicada pelo jornal britânico "Daily Mirror" em 5 de março de 1919. O site obteve a tira com a ajuda do British Cartoon Archive, que por sua vez fica hospedado online no site da Universidade de Kent.

VEJA TAMBÉM:

Reprodução/thenib.com

Reprodução/thenib.com

A tira é interessante porque prevê com exatidão o comportamento meio patológico provocado pelo celular, com as pessoas te surpreendendo com ligações em situações bastante inconvenientes: quando está atrasado, com as mãos ocupadas, cuidando de bebês e até quando está casando.

O que a tira não conseguiu prever é que o celular convencional, que só fazia ligações telefônicas e trocava mensagens de texto, evoluiu para o smartphone com múltiplas funções, e muitos de nós passaram até a gostar da onipresença dele. Tem até quem tire selfies no casamento, por que não?

Por que a internet está doida por vídeos de sabão?

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos