Agora todo o Estado de São Paulo tem cobertura do 4G pela TIM

Do Valor Online

  • iStock

A TIM Brasil atingiu a marca de 100% dos 645 municípios do Estado de São Paulo cobertos com a tecnologia 4G. A operadora de telecomunicações iniciou a instalação dessa rede em 2015. No ano passado, completou a cobertura no Rio de Janeiro.

Em 2017, a tecnologia 4G da empresa cobria 91% da população urbana, com três mil cidades. Segundo Leonardo Capdeville, vice-presidente de tecnologia da TIM, a migração do uso de voz para os dados pelo consumidor naquela época acelerou os investimentos na área.

VEJA TAMBÉM:

"Estamos investindo para ampliar a frequência 1.800 MHz em São Paulo, fazendo com que a velocidade aumentasse em 50%. Além disso, a faixa de 700 MHz tem previsão para ser ativada no Estado no início do segundo semestre deste ano".

Segundo a companhia, cerca de 80% do tráfego gerado nos smartphones dos clientes paulistas é proveniente da tecnologia de quarta geração, que tem velocidade mais alta e um tempo de resposta de dados mais curta, que é a latência.

Para o período de 2018 a 2020, a TIM Brasil prevê investimentos de R$ 12 bilhões. A meta é ampliar o 4G para 4 mil municípios até 2020, alcançando 96% da população urbana, enquanto a tecnologia de fibra deverá estar presente em três milhões de residências.

Hoje, as ações da TIM (TIMP3) encerraram a sessão na B3 com valorização de 1,32%, sendo negociadas por R$ 14,59.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos