De olho na segurança

Facebook vai liberar botão que apaga mensagens do Messenger de vez

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

  • Josh Edelson/AFP

O Facebook Messenger andava meio sem novidades, mas até ele foi pego no furacão causado pelo escândalo da Cambridge Analytica. Mark Zuckerberg, executivo-chefe do Facebook, é atualmente o único usuário com o poder de deletar sua mensagens até nas caixas dos destinatários, mas agora veio a promessa de que nós, mortais, também teremos essa funcionalidade.

A informação veio também do "TechCrunch", site que também havia dado a história das mensagens apagadas de Zuckerberg. O procedimento é realizado para blindar o executivo de novos escândalos de vazamento de conteúdo sigiloso similar ao da Sony em 2014.

VEJA TAMBÉM:

O Facebook planeja disponibilizar um recurso de "unsend" ("cancelar envio") para todos os usuários nos próximos meses. Até que o recurso seja liberado para todos, o Facebook diz que não irá mais cancelar ou apagar mensagens antigas de Zuckerberg.

Atualmente no Facebook Messenger há o recurso de apagar qualquer mensagem, seja enviada por você ou por seu contato. Mas ele afeta apenas a janela do remetente. O destinatário ainda fica com cópias da mensagem.

O futuro recurso do Messenger é basicamente o mesmo princípio que existe no WhatsApp desde outubro do ano passado. Nele você pode optar em apagar a mensagem só para você ou para todas as pessoas que estão na conversa, apesar de deixar no lugar uma polêmica notificação de que isso ocorreu.

Reprodução
Timer que apaga mensagens na versão criptografada do Facebook Messenger

Atualmente há um recurso similar no Messenger, mas é meio "secreto". Dentro do aplicativo Messenger, entre em uma conversa e clique no nome da pessoa no alto da tela (iOS) ou no "i" no topo direito da tela (Android). Vá em "ir para uma conversa secreta", que é a versão com criptografia do aplicativo.

Um botão de relógio no campo de texto permite pôr um timer para a mensagem se autodestruir em um intervalo de tempo de alguns segundos.

Um porta-voz do Facebook enviou nota ao "Techcrunch" se desculpando por não oferecer o "Unsend" a todos antes:

"Nós discutimos esse recurso várias vezes. E as pessoas que usam nosso recurso de mensagens secretas na versão criptografada do Messenger têm a capacidade de definir um cronômetro - e ter suas mensagens excluídas automaticamente. Agora, disponibilizaremos um recurso de mensagem de exclusão mais amplo. Isto pode tomar algum tempo."

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos