Topo

Google Assistente é o melhor assistente de voz, diz pesquisa

Google Assistente no celular teve maior índice de respostas certas em pesquisa - Reprodução/Stone Temple
Google Assistente no celular teve maior índice de respostas certas em pesquisa Imagem: Reprodução/Stone Temple

Bruno Romani

Do UOL Tecnologia, em São Paulo

29/04/2018 13h03

O Google Assistente é o melhor assistente de voz de 2018, segundo uma pesquisa da empresa de marketing digital Stone Temple. A Siri, da Apple, é a pior. Também participaram do teste Alexa (Amazon) e Cortana (Microsoft).

O detalhe curioso é que a firma testou duas versões diferentes do Google Assistente, uma no celular e uma no Google Home, o alto-falante inteligente da empresa - a versão celular é a vencedora de todo o teste, enquanto a versão Google Home ficou em terceiro lugar. 

VEJA TAMBÉM

Para determinar o campeão, a Stone Temple fez 5 mil perguntas aos assistentes para ver quem teria o maior número de respostas corretas. O Google Assistente no celular teve a maior porcentagem de acertos, enquanto a Siri conseguiu acertar apenas 80% das respostas. 

Embora menos claro, outro critério adotado foi "tentativas de respostas" - a Siri atingiu porcentagem baixa (apenas 40%). Apesar da vitória do Google, Microsoft e Amazon também puderam comemorar o teste. A Cortana ficou com a segunda colocação (cerca de 90% de acertos) e melhorou o percentual de tentativas de respostas em relação ao ano passado - o mesmo ocorreu com a Alexa, que dobrou o índice. O estudo completo pode ser visto no site da Stone Temple

De todas as empresas citadas, apenas a Microsoft reagiu à comparação: "Estamos orgulhosos de nosso trabalho contínuo na Cortana, e estamos empolgados por aquilo que o futuro reserva para o crescimento, funcionalidade e disponibilidade em dispositivos e plataformas".