Gênio e fofo! Menino cria apps premiados usando realidade aumentada

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

  • Reprodução

    Yuma Soerianto tem 11 anos e já apresentou seu app para Tim Cook

    Yuma Soerianto tem 11 anos e já apresentou seu app para Tim Cook

Para qualquer desenvolvedor, ver sua criação listada entre os "App do Dia" da App Store é uma tremenda marca. Pois enquanto diversos profissionais passam anos de suas carreiras para conseguir obter tal distinção, um garoto australiano de 11 anos já conseguiu esse feito.

O personagem da história é Yuma Soerianto, que mora na cidade australiana de Melbourne. E o app que rendeu o reconhecimento ao garoto se chama "Let's Stack AR!", um game em realidade aumentada.

O objetivo é empilhar blocos e tentar atingir a maior altura possível, o que parece ser muito simples. A diferença aqui é que a criação de Yuma usa a câmera traseira do celular, o que transforma qualquer ambiente num cenário do jogo --parecido com o que acontece no "Pokémon GO!", por exemplo. 

Em entrevista ao jornalista Daniel Van Boom, do site CNet, Yuma contou que começou a programar com seis anos. O motivo para o início precoce? Tédio.

"Eu voltava da escola e normalmente via TV. Só que tinham muitas reprises e eu odeio reprises, então, naquela época, eu só queria fazer alguma coisa que não fosse ver TV", disse.

Veja também

Yuma achou um entretenimento com a ajuda do pai, o designer de interfaces Hendri. Usando jogos online e tutoriais, o garoto aprendeu sozinho a criar seu próprio site. Depois, as criações evoluíram para jogos para browser e cartões de aniversário online, nos quais o presenteado precisava jogar um game para obter a mensagem enviada por Yuma.

Com oito anos, Yuma já aprendia conceitos matemáticos como trigonometria, graças a um curso online da Universidade de Stanford. "Ele acordava antes da minha esposa e de mim e normalmente eu o encontrava assistindo às aulas pela manhã. Essa era a vontade que ele tinha para aprender a programar", lembra o pai. 

Reprodução
No "Let's Stack AR", o jogo capta o cenário pela câmera do celular

As criações de Yuma (que podem ser vistas em seu site) não se limitam a jogos. Há também apps curiosos como o "Weather Duck", que usa informações sobre o clima no momento e sugere quais roupas você deve usar.

Voltando para o "Let's Stack AR!", a premiação pelo app rendeu bastante para Yuma. No ano passado, ele ganhou uma bolsa para ir até a conferência anual de desenvolvedores Apple (WWDC). Nesta viagem, ele teve a oportunidade de mostrar seus apps para ninguém menos do que Tim Cook, o executivo-chefe da Apple. Além disso, ele também conheceu a ex-primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama.

Yuma acredita que a realidade aumentada ainda tem muito a oferecer. "De alguma maneira, essa tecnologia pode guiar ou fazer parte do futuro", disse.

Enquanto esse futuro não chega, o garoto gasta seu tempo administrando seu canal no YouTube, no qual ensina a programar, dando palestras e se preparando para visitar mais uma edição do WWDC após ganhar mais uma bolsa para isso.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos