"Pegadinha do esquilo" trava WhatsApp e até o celular todo

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

  • Getty Images

    Problema afeta usuários do aplicativo no sistema operacional Android

    Problema afeta usuários do aplicativo no sistema operacional Android

Um bug do WhatsApp está se espalhando rapidamente dentre os usuários de celulares Android. Nele, uma mensagem com o emoji de esquilo e a frase "aperte-no-esquilo" fazem com que o aplicativo trave uma vez que a instrução é cumprida. 

Se você caiu na pegadinha, fique tranquilo. Apesar de ela travar o WhatsApp - o que, em alguns casos, pode fazer com que seja necessário reiniciar o aparelho - não se trata de um vírus ou algo que possa danificar o aparelho permanentemente.

VEJA TAMBÉM

O problema, em si, não tem a ver com o emoji de esquilo - há uma versão da "brincadeira" que usa um ponto negro. De acordo com sites especializados, como o Xataka Android, o motivo do travamento está no fato de que a mensagem contém mais de 4.000 caracteres ocultos.

O número é superior ao suportado pelo aplicativo.

O que fazer?

Antes de qualquer coisa, evite clicar na mensagem. Ela pode ser apagada utilizando o WhatsApp Web ou, ainda, apagando completamente a conversa com o contato que a enviou.

Caso você já tenha clicado nela, a solução é tentar fechar o WhatsApp - e torcer para que isso não interrompa qualquer atividade importante.

Também é importante salientar que o ideal é não passar essa mensagem adiante, uma vez que travamentos de aplicativos e de celular podem gerar situações bem indesejadas.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos