Topo

WhatsApp registra domínio WA.me que permite acessar conversas com um clique

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

05/05/2018 15h40

O WhatsApp soltou neste sábado (5) uma nova atualização do seu programa beta para Android. A versão 2.18.138 já está no Google Play Programa Beta, que testa recursos antes de distribuir para todos os usuários.

A novidade é que o WhatsApp registrou um novo domínio: wa.me.

Ele é um link abreviado para api.whatsapp.com, URL que serve para acessar uma conversa rapidamente, com um clique —o recurso é chamado de "click to chat" (ou "clique para conversar").

Quando você cria um link assim, você consegue compartilhar facilmente o seu contato de WhatsApp com outras pessoas. Elas clicam e já podem falar com você.

Isso não quer dizer que elas vão ver o que tem no seu mensageiro, mas que uma janela de chat associada ao seu número vai se abrir.

O recurso é útil para quem não quer ficar cadastrando contatos na agenda do celular para conseguir iniciar um bate-papo por WhatsApp. Dá inclusive para criar um link de uma conversa já iniciada, postar fotos e informações ou personalizar respostas previamente.

Outra vantagem disso é que você não precisa ficar divulgando o seu número de celular para que uma pessoa entre em contato com você. Ou seja, é bem útil para quem precisa falar com desconhecidos, quando se está vendendo coisas ou oferecendo serviços, por exemplo.

Top emojis

A nova versão também trouxe uma lista dos emojis mais buscados por você, diz o site WABetaInfo.

Na versão anterior, você conseguia pesquisá-los, mas eles não ficavam ranqueados e expostos para serem facilmente usados.

WhatsApp: como aproveitar bem seu mensageiro preferido

Clique aqui

Stickers e conversa em grupo

Na última terça (1º), durante a conferência do Facebook chamada F8, o WhatsApp anunciou a conversa em vídeo em grupo. Não foram apresentados muitos detalhes sobre a novidade, mas deu para ver uma conversa de quatro pessoas simultaneamente no mensageiro - o número máximo de usuários em uma conversa não foi confirmado.

Outro recurso que será levado ao WhatsApp é a possibilidade de envio de "stickers", que já fazem parte de aplicativos como Telegram e Messenger. Eles são nada mais que figuras animadas.

Será possível até que terceiros (ou seja, qualquer desenvolvedor) criem pacotes de stickers, o que deve aumentar a variedade de opções para quem usa o aplicativo. Infelizmente, o WhatsApp não revelou quando as novidades estarão disponibilizadas para os usuários.