Topo

Robô resolve uma das tarefas mais chatas e complexas do homem: montar móvel

Reprodução
Imagem: Reprodução

Fabiana Uchinaka

Do UOL, em São Paulo

06/05/2018 16h16

Ok, existe muita coisa chata no mundo. Mas, convenhamos, montar móveis é daquelas coisas que ninguém vai ficar triste se tiver um robozinho ágil para resolver. Aquela solução rápida e precisa que cai do céu e dispensa o manual de instruções.

Pesquisadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, desenvolveram máquinas capazes de montar uma cadeira com precisão -- leia-se: sem perceber no final que ficou faltando um parafuso.

"É mais complexo do que parece", disse o professor de engenharia Pham Quang Cuong, que liderou o estudo, publicado na revista "Science Robotics".


"Se você pensa sobre isso, requer percepção, exige que você planeje um movimento, requer controle entre o robô e o ambiente, requer o transporte de um objeto com dois braços simultaneamente", disse ele, ao "The New York Times".

"Os humanos têm o mesmo hardware para fazer muitas coisas diferentes", disse Pham. "Então, esse é o tipo de genericidade que queremos imitar."

O robô é composto por dois braços robóticos já vendidos comercialmente no setor industrial, pinças com sensores, uma câmera 3D, que funcionam como "olhos", e um algoritmo programado a partir de três bibliotecas de código aberto.

Foram 11 minutos de planejamento, 3 segundos para localizar as partes e quase 9 minutos de montagem, totalizando 20 minutos e 19 segundos.

O desafio é descobrir, na bagunça de peças dispostas no chão, onde vai o que --diferentemente das linhas de produção, onde as peças estão em locais predeterminados e seguem uma lógica já preestabelecida.

O robô consegue calcular os movimentos necessários da forma mais inteligente possível, ou seja, a mais rápida e precisa. Com peças delicadas, também é preciso medir a força.

Como os humanos, o robô tinha uma pequena ajuda para começar: era alimentado com uma espécie de manual de instruções ordenadas sobre como as peças se encaixavam. Depois disso, foi por conta própria. Futuramente, ele deve receber inteligência artificial para agilizar isso.