Topo

Com ajuda da Nasa, Uber planeja demonstração de "carro voador" em 2020

Reprodução
Imagem: Reprodução

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

08/05/2018 16h43

É um pássaro? É um avião? Na real, pode ser um carro do Uber. A empresa olha para o céu como próxima fronteira do transporte de pessoas dentro de cidades. Em uma entrevista ao programa “CBS This Morning”, o executivo-chefe Dara  Khosrowshahi deu detalhes sobre o Uber Air, projeto de um serviço de transporte urbano com pequenas aeronaves. A empresa fez até uma parceria com a Nasa para tornar o plano mais próximo da realidade.

Com ajuda do chefe de produtos da empresa, Jeff Holden, a Uber mostrou que o modelo da aeronave desenvolvida pela empresa ainda está em fase de design, mas será mais silencioso, eficiente e acessível que helicópteros.

VEJA TAMBÉM

O plano inicial é um veículo que tenha piloto, mas o objetivo é tornar o transporte autônomo, seguindo a tendência que a empresa adotou em seu serviço nas ruas – em xeque após o atropelamento de uma pessoa por um de seus carros.

“Achamos que cidades vão se tornar verticais em termos de transporte. Queremos fazer disso uma realidade”, declarou Khosrowshahi. “Queremos criar uma rede em torno desses veículos para que pessoas comuns possam pegar esses táxis no ar para distâncias mais longas, quando elas querem evitar o trânsito, a preços acessíveis.”

Como é no Uber Pool, a Uber quer juntar quatro clientes diferentes em cada corrida, a fim de diminuir o valor pago por usuário.

“Um dos objetivos é ter quatro passageiros em cada veículo para que o custo por corrida baixe. A combinação de mercado de massa e compartilhamento pode levar isso às massas, pode tornar acessível a pessoas normais”, completou o executivo-chefe.

A empresa informou o desejo de demonstrar o serviço já em 2020, desenvolvendo junto à Nasa uma tecnologia de controle de tráfego aéreo para evitar batidas. Los Angeles e Dallas serão as primeiras cidades a receberem a novidade.