Topo

Mais bateria, mais gestos e menos vício no celular: o que muda no Android

Bruna Souza Cruz e Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

08/05/2018 15h37Atualizada em 09/05/2018 09h19

O Google deu um gostinho do que virá no futuro para celulares Android, o sistema operacional mais usado no mundo. E, pelo que a companhia deu a entender na sua conferência anual, espere mais bateria, mais gestos no estilo iPhone X e também menos vício no celular.

Um detalhe importante ainda não foi anunciado: o nome do Android P. A empresa costuma homenagear um doce e especula-se que o sucessor do Oreo será o "Popsicle" (“picolé”). O Google deve dar maiores detalhes do novo sistema operacional, que ainda está longe do lançamento, em um próximo evento. Outras novidades apresentadas nesta terça-feira (8), como a de melhor navegação no Google Maps ou as novas funções para o Google Fotos, podem chegar antes.

Veja também: 

Confira abaixo algumas das novidades anunciadas:

"Doutor bateria"

O novo sistema terá uma bateria mais esperta, que promete dar mais autonomia aos smartphones. A ideia é estudar seu uso, e, a partir disso, gerenciar melhor o consumo de energia. A previsão é de 30% mais bateria graças ao recurso.

Alô, iPhone X?

O Android agora também terá um novo sistema de navegação baseado em gestos - isso te lembra do iPhone X? É só deslizar para cima uma vez e uma tela com os aplicativos instalados se abre. Deslize para cima mais uma vez e acesse os programas que desejar.

Android P - Murilo Garavello/UOL - Murilo Garavello/UOL
Android permitirá controle do uso de diferentes apps
Imagem: Murilo Garavello/UOL

Menos vício no celular

Se você colocar o celular na mesa com a tela para baixo, ele entrará em um modo “shush” – uma espécie de “não perturbe”, que deixa você viver o momento e esquecer o aparelho. Mais um recurso semelhante deixa você selecionar um horário para que o visor fique em preto e branco – o que desestimula seu uso.

O sistema operacional também permitirá que o usuário saiba quanto tempo passou em cada aplicativo, ferramenta útil para controlar o vício. Além do número de minutos (ou horas) passadas diariamente no Facebook, por exemplo, será possível restringir o tempo reservado a cada programa. Ele dará um alerta que te avisará se você já passou tempo demais no app.

Brilho adaptável

Outra novidade é o brilho adaptável, que ajusta automaticamente o brilho da tela – isso já existe em muitos celulares. O Android P ainda pode prever automaticamente o próximo aplicativo que você abrirá.

Android Things

Também foi anunciado um outro sistema operacional do Google para a "internet das coisas", que conecta os objetos inteligentes da casa. O Google Assistente, já presente em vários dos objetos, deve chegar a mais ainda equipamentos, então a intenção com o Android Things é oferecer ao usuário uma interface semelhante em vários dispositivos diferentes – assim, não rola uma estranheza quando você for usar um aparelho diferente do celular.

Android Auto

O sistema do Google para carros vai receber um novo design, que permite um acesso mais fácil a apps com conteúdo de mídia, ou seja, menos toques e busca mais inteligente. Aparentemente, as novidades são para que o motorista faça menos interações com o sistema operacional do carro e preste atenção à via. Vai ficar mais simples descobrir uma música ou responder a uma mensagem, e o motorista poderá se comunicar com amigos usando o Google Assistente.